A Prefeitura de Natal foi destaque na 8ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) ao conquistar o 1ª lugar do “Melhor Estande Femptur 2022”.  O troféu é destinado às cidades que oferecem melhores resultados nos quesitos decoração, ambientação, atendimento, organização e degustação. Com o tema “Natal tem Cultura”, o ambiente vencedor ofereceu ao público, de forma interativa, um gostinho dos principais atrativos locais: Música ao vivo, degustação de produtos gastronômicos, artesanato e espaços para fotografar, como a Escadaria de Mãe Luiza e o Foto 360 — uma plataforma que permite  filmagens em movimento. Além de Natal, receberam troféus Serra Caiada (2º lugar) e Galinhos (3º lugar). 

A premiação foi entregue ao prefeito Álvaro Dias na noite deste sábado (23) durante o encerramento do evento. Ele lembrou que Natal fez justiça ao prêmio porque  teve a iniciativa de promover a integração cultura, turismo, artesanato, oferecendo vários produtos ao mesmo tempo. “A cidade de Natal tem o turismo como sua grande prioridade, pois é o setor que mais gera emprego e renda, e um turismo valorizado, prestigiado pelo poder público, fortalece cada vez mais o desenvolvimento da cidade”, disse o gestor.

A montagem do estande de Natal envolveu as secretarias de Turismo, Cultura (Secult/Funcarte), Semtas e Executiva, além de parcerias com o Senac/Barreira Roxa, a participação da Associação das Rendeiras da Vila de Ponta Negra e dos artesãos da Natal Original. Na área de gastronomia, o público pode degustar iguarias como farinha e bolinho de sardinha, produtos lançados pela chef Regina Oliveira. Para o diretor da Femptur, Antonio Roberto Rocha, a Prefeitura de Natal conseguiu traduzir em “altíssimo nível'' a hospitalidade do povo potiguar. "Até as reuniões para montagem do projeto mobilizaram secretários de várias pastas que se engajaram em todo o processo”. 

A 8ª Femptur e o 13º Fórum de Turismo do RN foram realizados nos dias 21, 22 e 23 no Centro de Convenções de Natal. Contou com a presença de 50 municípios, evidenciando diferentes segmentos do turismo regional, desde as belezas naturais à gastronomia. Já o Fórum abordou temas como Gestão na Promoção dos Destinos; Turismo de Experiência; Turismo e a Nova Economia; Sustentabilidade; Tendências e Regionalização do Turismo. O evento teve apoio da Emprotur, Prefeitura de Natal, Sebrae, Sistema Fecomércio-RN, Banco do Nordeste, Serhs Natal Grand Hotel e ABIH-RN.