A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas realiza nesta quinta-feira  (15), às 15h, na rua Taraúcá, 572, Bairro Potengí – Zona Norte (antigo Colégio Pirâmide), aula inaugural para 78 novos alunos beneficiados pelo Plano Nacional de Qualificação (PNQ).

O secretário da Semtas, Alcedo Borges, vai prestigiar o evento e distribuir para os alunos kits dos cursos PNQ/Semtas, com camisetas, bolsas e apostilas. “Essa é uma grande oportunidade para quem está desempregado, estar qualificado dobra a chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. E além de estarmos oferecendo os cursos, todos os alunos terão também em mãos o material didático para o melhor desenvolvimento do aprendizado”, ressalta o secretário.

O Plano Nacional de Qualificação (PNQ) tem como objetivo oferecer qualificação profissional gratuita à pessoas maiores de 18 anos e que estejam desempregadas. Em Natal a responsável pelo PNQ é a Semtas, que atua em conjunto com as executoras: Ong AFIM, Sesi/SENAT, Fundação Maria Neuzelides, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN – FCDL/RN, Instituto Ceara Cristã e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/RN.

“Ao todo, serão 400 alunos beneficiados em cursos variados de qualificação profissional, que terão 220 horas/aula. Nesta quinta-feira (15) será a aula inaugural dos alunos do AFIM das Unidades de Zona Norte e Mãe Luiza. As aulas inaugurais das outras instituições parceiras ainda serão divulgadas.”, afirma Pedro Costa, Secretário Adjunto de Trabalho da Semtas.

Na ONG Atendimento Filantrópico Integrado à Medicina – AFIM os cursos disponíveis serão de Mecânico de Manutenção de Máquina de Costura, Pedreiro de Alvenaria e Revestimento com Gesso e Pintor Predial. Dentre as outras executoras, serão abertas vagas nos cursos de Capacitação para Motorista, Auxiliar de Contabilidade com Inglês Básico, Secretariado Informatizado, Costura em Malha, Costura em Tecido Plano, Montagem e Manutenção de Micro, Camareira com Inglês Básico, Garçom Profissional, Artesanato, Eletricista, entre outros.