O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) antecipou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na capital. A vacinação vem ocorrendo na modalidade casa a casa, desde maio, nas áreas de risco que registram casos da doença. Neste sábado (23) a SMS/Natal vai disponibilizar dois pontos fixos, das 08h às 13h, nos bairros de Mãe Luiza e Pitimbu. Podem ser vacinados animais sadios a partir dos três meses de idade.

Os locais de vacinação são: UBS Aparecida (Rua Guanabara, 195), USF Mãe Luiza (Rua João XXIII, s/n) e Superbox (Rua dos Cisnes, 36, Pitimbu). O objetivo da antecipação da campanha em 2022 é a situação epidemiológica, na qual 13 morcegos foram encontrados positivos, nos cinco distritos do município.
 
A previsão para o Dia D de Vacinação Antirrábica segue em 13 de agosto, com postos de vacinação durante todo o sábado em diversos pontos, especialmente nas unidades de saúde. Os bairros onde a campanha segue com antecipação porta a porta até sexta (22) são: Lagoa Azul, Potengi, Planalto, Neópolis, Alecrim e Felipe Camarão. 
 
Sobre a Raiva

A Raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e apresenta letalidade em 100% dos casos. A transmissão ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Em caso de agressão por animal, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente abundante e sabão para diminuir o risco de infecção. Em seguida recomenda-se procurar a unidade de referência para o primeiro atendimento, que em Natal é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança para realização do esquema profilático, conforme prescrição médica.