Os festejos tradicionais nordestinos retomaram neste final de semana na Rede Municipal de Ensino. Com alusão ao nome de “Festa da Colheita”, a Escola Municipal Professora Adelina Fernandes e os Centros Municipais de Educação Infantil Mailde Ferreira Pinto Galvão, Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo, Professora Carla Aparecida Albernaz Bandeira e Professora Maria dos Martírios Lisboa de Menezes reuniram toda comunidade escolar para referenciarem a grandeza do plantar e colher que tão significativamente representam a lida diária do homem do campo nordestino.

A Escola Municipal Professora Adelina Fernandes reuniu na manhã de sábado (09) os 748 estudantes e todos os atores que atuam no ambiente escolar em uma festa tradicional com cardápio de comidas típicas e muitas brincadeiras. Um momento de confraternização que deixou alegre estudantes como Thauna Priscila da Silva Nascimento, de 11 anos e estudante do 4º ano do Ensino Fundamental. “Estava com saudade das festas juninas, das comidas típicas, das apresentações e até das brincadeiras”. De acordo com a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental Adriana Ferreira dos Santos, “este tipo de evento é de extrema relevância para o empoderamento e pertencimento da comunidade escolar. É muito bom ver a escola em movimento novamente”. A unidade de ensino está localizada no bairro Potengi.

Também no bairro Potengi, o CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão trouxe como tema da festividade “De Natal a Mossoró com o CMEI Mailde vamos movimentar; conhecendo a cultura popular vamos festejar”, reunindo as 336 crianças matriculadas na unidade e as famílias na tarde deste sábado (09). Toda a tradição oral sobre os festejos juninos foi trabalhada em sala de aula antes da festividade. A mãe de Maria Luiza Braga, Maria Daniela Mesquita destacou a importância do momento que reúne toda comunidade escolar. “Para nós pais esse evento é muito importante, porque une a escola com as famílias. Nós vemos de perto o trabalho que é feito com as crianças, o que torna esse momento muito gratificante.”

Já no CMEI Professora Maria de Fátima Medeiros Araújo, a festa para as 322 crianças que a unidade atende, contou com banda de forró, comidas típicas, apresentações de todas as turmas e muitas brincadeiras. “Os festejos juninos, festejos de forma geral, representam a nossa cultura, e essa cultura é muito forte e é muito representativa na Educação Infantil. Essa etapa tem o valor histórico social, a criança é o centro de todo esse evento. É importante a gente registrar o valor de ter as famílias de volta. Ainda assim, é importante lembrar que ainda precisamos de cuidado por causa da Covid-19, mas também é importante lembrar de trazer a comunidade escolar. Não tem vida a educação infantil sem a criança e sem as famílias”, disse a assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil da SME-Natal Carla Azevedo. A unidade de ensino está localizada no bairro de Nova Natal.

Na zona Leste a comemoração aconteceu no CMEI Professora Carla Aparecida Albernaz Bandeira localizado no bairro do Tirol. Com 97 crianças o CMEI trabalhou o tema “Se aproxegue São João, tem xote, xaxado e baião”, apresentando painéis temáticos alusivos ao período dos santos juninos, casa de taipa do sertão, barracas do beijo e comidas típicas. “A temática foi escolhida devido aos dois anos sem a festa junina e o evento foi organizado com envolvimento de toda comunidade, desde os alunos com as atividades didáticas, professores, funcionários e pais. É tanto que essa colcha de retalhos na entrada do arraial foi feita com pedaços de pano de todos os pais que trouxeram, representando com muita alegria, muita satisfação a retomada dessas festividades interrompidas por causa da pandemia”, disse a diretora pedagógica Mônica Rodrigues Costa da Silva.

“Celebrando o São João com Elino Julião" foi o tema escolhido pelo CMEI Professora Maria dos Martírios Lisboa de Menezes, homenageando o cantor potiguar, natural de Timbaúba dos Batistas e o artista plástico Assis da Costa. A unidade, localizada no bairro do Pitimbu, atende 165 crianças. “Nossa festa junina valoriza essa cultura potiguar com Elino Julião e com o artista plástico Assis da Costa, artista plástico de Currais Novos. Os alunos fizeram trabalhos e releituras das obras de Assis da Costa e também homenagearam Elino Julião com as músicas e a apresentação das danças. Temos comidas típicas, músicas e brincadeiras caracterizando essa festa, como pescaria e o jogo de argolas para as crianças se divertirem,” declarou a coordenadora pedagógica Noádia Augusta da Silva Gomes Oliveira.