A Prefeitura de Natal segue realizando ações de prevenção e controle das arboviroses. Como o período de chuvas favorece o acúmulo de água, que cria as condições ideais para o depósito de ovos do Aedes aegypti, principal vetor dos arbovírus, o Centro de Controle do Zoonoses está intensificando as orientações junto à população de Natal, para que todos continuem vigilantes no combate à proliferação do mosquito.

Os agentes de endemias do CCZ têm como principal atividade as visitas domiciliares, com ênfase na identificação e eliminação de focos do mosquito e com orientações aos moradores sobre as medidas de prevenção das doenças. 

Por meio desse trabalho são passadas instruções para que as pessoas possam ser multiplicadores desse combate em suas casas e vizinhança: tampando a caixa d'água, não deixando acumular água parada em objetos deixados no quintal, descartando entulhos e material orgânico de forma correta e atentando-se aos vasos de plantas, por exemplo.

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Vaneska Gadelha, comentou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CCZ.

“As ações estão sendo desenvolvidas com a visita domiciliar com todo nosso efetivo de agentes no distritos, inspecionando, tratando, eliminado e orientando quanto à proliferação de criadouros, visitas em todos os pontos estratégicos: terreno baldio lixeiro, sucata, espaços destinados a reciclagem) com borrifação residual a cada 60 dias, recolhimento de pneus diariamente em toda Natal em parceria com a URBANA e SEMSUR, bloqueio portátil e carro fumacê em algumas regiões de Natal”.

Além disso, os agentes são responsáveis pela aplicação de larvicidas, para a eliminação dos criadouros potenciais de Aedes aegypti. A ação acontece quinzenalmente. Um total de 420 servidores estão envolvidos nessas ações de controle e combate, distribuídos entre o trabalho de campo, laboratorial e de análise de dados.  
 
“O nosso agente de endemias está fazendo a parte dele. Aumentamos as visitas aos lares, mas ainda não é o suficiente. O mosquito está presente em nossas residências, convivendo com as nossas famílias, o fato de não cuidarmos da nossa casa, pode trazer prejuízos para nossa família e comunidade. Nós pedimos ajuda e convocamos a população para cuidar dos seus espaços, para fazer esse trabalho do dia a dia e de toda hora. É preciso que sejamos vigilantes”, finalizou Vaneska. 

Cuidados que a população deve tomar:

Tampar bem tonéis e caixas d’água 
Manter bem fechadas as lixeiras
Colocar areia nos suportes de vasos de plantas 
Deixar garrafas sempre viradas de cabeça para baixo
Manter calhas sempre limpas
Não deixar pneus em locais descobertos 
Trocar diariamente a água dos bebedouros de animais
Manter limpa a bandeja externa da geladeira
Manter limpo os ralos e com aplicação de telas