Com o objetivo de atender a alta demanda do público idoso que não era usuário da política de assistência social, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), republicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (24), o edital do concurso literário para a pessoa idosa de poesia e pintura em tela, com o tema central “Desafios do Envelhecer: Experiência e Esperança”. 
 
A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, falou sobre a importância de desenvolver atividades culturais e artísticas com os idosos, incentivando-os e valorizando-os em suas múltiplas dimensões sociais, cognitivas e humanas. “ Em qualquer momento da vida a prática de atividades artísticas só traz benefícios, mas para a terceira idade a arte, além de ser um bom desafio, promove a realização pessoal, e, acima de tudo, estimula a criatividade, contribuindo para a sua valorização e seu protagonismo", disse.
 
Podem se candidatar pessoas com 60 anos ou mais, residentes e domiciliados em Natal, brasileiros natos ou naturalizados, e que  sejam os próprios autores da obra escrita ou pintada. As inscrições serão gratuitas e realizadas presencialmente ou por procuração, na Casa dos Conselhos Municipais, situada na Avenida Trairi, 784 – Petrópolis,  no horário das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, a partir de 27 de junho com encerramento no dia 15 de julho. 
 
Para a presidente do conselho municipal da pessoa idosa, Vanda Laylla é uma satisfação lançar o primeiro edital com recursos do Fumapi, voltados para a terceira idade. “O concurso literário de poesia e pintura em tela voltado para pessoas idosas está proporcionando reconhecimento. Resolvemos republicar o edital aumentando o número de dias para inscrição, devido a alta demanda do público idoso que não era usuário da política da assistência social. Entendemos que este é um momento para a pessoa idosa transformar sua história, sua cultura em arte literária e nós que fazemos o Conselho Municipal da Pessoa Idosa estamos muito felizes e gratos por toda parceria da Semtas e da Prefeitura do Natal em promover essa oportunidade”, informou.
 
As obras deverão ser inéditas e escritas em língua portuguesa e ser de autoria própria. Serão selecionadas e premiadas seis obras, divididos em duas categorias, sendo três pertencentes à categoria poesia e três à categoria pintura em tela. 
 
A Comissão Julgadora será composta por três membros técnicos, não remunerados e especialistas na área literária e designados pela Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, cujos nomes dos componentes serão publicados no Diário Oficial do Município - DOM.
 
A publicação dos inscritos (20/07), do resultado da classificação pela Comissão julgadora (22/08) e do resultado final (29/08) estarão no Endereço Eletrônico https://natal.rn.gov.br/dom .