A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está retomando a ação educativa de valorização da faixa de pedestre e blitz educativa focada no comportamento seguro no trânsito.

Nesta terça-feira (21), os educadores da STTU estarão no Centro de Convivência Ivone Alves, em Lagoa Azul; Na quarta-feira (22) será realizada blitz educativa no cruzamento da rua Ilhéus com a avenida Senhor do Bonfim, no bairro Potengi; na quinta-feira (23) acontece ação educativa volta para valorização da faixa de pedestre na Av. Cap. Mor Gouveia, na Cidade da Esperança; na sexta-feira (24) tem ação educativa no cruzamento da Nevaldo Rocha com Romualdo Galvão.
De acordo com a STTU, ainda na sexta-feira (24) será realizada palestra sobre educação e segurança no trânsito dentro da semana de prevenção de acidentes (SIPAT) da SIMM na avenida Prudente de Morais, em Lagoa Nova.

“O reforço na criação de uma cultura da faixa empodera o pedestre e dá a ele a prioridade em relação aos carros, motos e bikes, além é claro de influenciar diretamente na redução de acidentes com pessoas na via pública”, destaca a secretária da STTU, Daliana Bandeira.

A intervenção educativa possibilita a exibição de encenações lúdicas, mensagens e narrativas que mostram a importância do respeito e o uso correto para realizar a travessia na faixa.

Para tanto, o pedestre é orientado a tomar algumas precauções quando for cruzar a via, levando em conta principalmente a sinalização de faixa, passagem elevada, visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, além, claro antes de tudo, acenar com o sinal de intenção de travessia.