A partir desta segunda-feira, 13, a Prefeitura do Natal, por meio da secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está disponibilizando o  aplicativo Natal Digital para o cadastro para obtenção da carteira dos artesãos do município. A carteira dos artesãos é um documento físico e gratuito que formaliza a atividade artesanal e permite a participação em feiras e cursos, além da oportunidade de representar a cidade em eventos de outros municípios.

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, fortalecer e legitimar o artesanato potiguar é importante para os profissionais e também para a cidade. “O artesanato gera emprego e renda para a população e para o município. A Carteira do Artesão garante que aquele produto que está sendo confeccionado foi criado por um legítimo artesão de Natal. O prefeito Álvaro Dias é comprometido com a valorização da arte e com o trabalho do verdadeiro artesão. Por isso, iniciativas como esta existem para dar mais credibilidade ao ofício e à categoria”, afirmou.

A Carteira Municipal do Artesão será emitida conforme os seguintes critérios: ter domicílio no município de Natal/RN,  ter idade igual ou superior a 16 anos,  apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência,  estar inscrito no banco de dados do artesão do Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária e apresentar uma ou mais peças prontas da matéria-prima/técnica a ser cadastrada.

Para quem não tem a carteira nacional, pode agendar o atendimento pelo aplicativo Natal Digital e levar no Departamento, no dia agendado, a identidade, CPF, comprovante de residência de natal, uma ou mais peças prontas e elaborar uma peça artesanal de acordo com a matéria-prima/técnica a ser cadastrada.

Para quem já tem a carteira nacional é só entrar no aplicativo Natal Digital, solicitar o atendimento e por lá o artesão será chamado pelo bate-papo para solicitar a documentação: identidade, CPF, comprovante de residência, foto das peças e da carteira nacional.

Além do aplicativo Natal digital, o serviço continuará sendo oferecido presencialmente pelo Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, agendando através do telefone 3232-7923.

Essa é mais uma ação de fortalecimento da categoria. "A Semtas continua investindo na expansão do artesanato de Natal, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida e elevação profissional dos artesãos do município. A pessoa que possui a carteira pode conseguir diversos descontos em lojas para adquirir sua matéria-prima", conclui a secretária.

Para a secretária da Sempla, Joanna Guerra, esse é mais um avanço do município para os artesãos: “Antes, algo que gerava deslocamentos e esperas, hoje, com o aplicativo Natal Digital, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), órgão responsável pela gestão do app, possibilita ao cidadão natalense otimizar seu tempo por meio de requerimentos on-lines que facilitam a sua vida e inovam os serviços oferecidos pela administração municipal”, completa a titular da pasta.