O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Stella Lopes da Silva, situado no bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital, promoveu na manhã desta sexta-feira (03) uma ação de conscientização ambiental, por meio da limpeza e plantação de mudas de árvores, no terreno ao lado da unidade de ensino. A ação faz parte das atividades do projeto anual do CMEI, que tem trabalhado com as crianças as questões de meio ambiente e a importância da preservação do planeta.

A gestora administrativa do CMEI, Andreia Kátia Bezerra da Silva, falou da importância de não jogar lixo nos terrenos baldios e ruas, localizados nas proximidades do CMEI. “O nosso objetivo é a erradicação dessa prática, de colocar lixo no terreno, causando um grande transtorno, a insalubridade, o aparecimento de moscas e o mau cheiro. Como providência, denunciamos aos órgãos competentes, que vieram e conscientizaram os feirantes e a população do entorno. Na ação de hoje a URBANA está fazendo a limpeza total do terreno, e em seguida, iniciou o processo de adubação. Já os pais, as crianças e a comunidade escolar realizaram um cercado com pneus pintados, e começaram a plantação de mudas de árvores, como Jacarandá, Xixá, Oiti e Mangueiras. São árvores da nossa região e vamos colocar no terreno, com o objetivo de cada sala de aula adotar uma árvore”.

Participando da ação estava José Jussier dos Santos Cassiano, pai de Angel Joshua de Lima Cassiano (cinco anos), do Nível III. “É importante a saúde das crianças que estudam no CMEI, por isso é necessário a retirada do lixo. Com a ação, as crianças estão aprendendo a não deixar os lugares sujos e não poluir os locais, com aquela ideia de cuidar do planeta e ter responsabilidade ambiental”, disse.

“O projeto do CMEI é de extrema importância porque leva a educação além dos muros do centro infantil, mostrando o quanto a educação pode ultrapassar essas barreiras físicas. Hoje temos o exemplo de toda a comunidade envolvida, para resolver um problema antigo, que influenciava diretamente na vida das crianças, por conta do mau cheiro e dos mosquitos. E essa iniciativa do CMEI com o apoio da SME, com todo o apoio pedagógico, além do envolvimento dos professores, funcionários, das crianças e das famílias para resolver esse problema. É só um exemplo dentro da Rede Municipal de Ensino, de ações que podem transformar, não só o cotidiano das crianças, mas de toda a comunidade”, ressaltou a assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Valéria Credídio.