No início da tarde desta quinta-feira (02), na sede da STTU, o prefeito Álvaro Dias  conheceu de perto o projeto de restauro do prédio de A Samaritana, localizado na rua Doutor Barata, no bairro da Ribeira.

A exposição do projeto foi feita pela arquiteta Ilanna Paula Revorêdo. O projeto de reúso da edificação histórica envolveu diversas etapas, como o estudo teórico-metodológico, estudos de referências, caracterização da edificação, entre outros. Foram incluídos ainda no projeto, o diagnóstico do prédio, estado de conservação e preservação. A reunião contou com a presença do secretário municipal de Governo, Johan Xavier, e do secretário de Cultura, Dácio Galvão.

De acordo com a arquiteta, o prédio hoje em dia está totalmente descaracterizado. A ideia é restaurá-lo integralmente. Para isso, o projeto foi submetido à Lei Municipal Djalma Maranhão, de renúncia fiscal. Os recursos aprovados para captação são da ordem de R$ 769 mil, para a primeira etapa, que prevê a restauração da fachada e de da caixa do prédio. Até agora foram captados R$ 420 mil, valores correspondentes a 55% do valor total da primeira etapa. O valor integral da restauração ultrapassa R$ 3 milhões.

O projeto prevê a restauração da fachada frontal, a instalação de um café, dois salões (inferior e superior), anexo para eventos sociais e culturais, piso de madeira, recuo lateral em vidro, energia fotovoltaica, vista acessível do Rio Potengi, a construção de um terraço para a apreciação do pôr-do-sol do Potengi e o Memorial da Água, entre outras obras.

O prefeito Álvaro Dias lembrou que a recuperação da Ribeira é prioridade do município. O gestor disse que as obras no histórico bairro iniciarão pela recuperação e pintura da fachada de estabelecimentos no entorno do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. A avenida Tavares de Lira também sofrerá intervenções da Prefeitura. “A ideia das intervenções do município na Ribeira é estabelecer parcerias público-privadas. Vamos investir fortemente nisso. O projeto de restauro de A Samaritana é ótimo. O prédio é muito bonito”, elogiou o chefe do executivo municipal.

O empresário Roberto Serquiz está à frente da restauração do prédio A Samaritana. Ele contou que a edificação foi construída pelo seu avô, em 1916, para ser o primeiro armarinho de Natal, com destaque para a comercialização de tecidos.

Lá também funcionou a Lojas Paulistas, a sede do Diário de Natal e o Café Frenezi. Disse que foi notificado pelo Iphan há quatro anos e desde então tem se articulado para restaurar a edificação. “Recebi a ajuda das arquitetas Ilanna Revorêdo e Janainy Mota, da produtora e também arquiteta Márcia Rossana, da PS Engenharia, e juntos estamos viabilizando a restauração de A Samaritana. Com o apoio deles, as coisas se abriram. É importante frisar que vencidos os trâmites burocráticos do espólio hoje nós temos segurança jurídica”, ressaltou Serquiz.