Depois de oito anos de espera, o Samu Natal recebeu na manhã desta segunda-feira (12) novos equipamentos para atuar nos atendimentos de urgência e emergência de paradas cardiorrespiratórias. A entrega dos aparelhos foi realizada pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa e pelo secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade, no auditório da sede do Samu Natal, em Lagoa Nova.

“Hoje reafirmo o compromisso da nossa gestão com a saúde e com a melhoria da estrutura do Samu Natal. Fico muito feliz de fazer a entrega desses equipamentos porque sei que o serviço prestado pelo Samu será muito mais eficiente a partir de agora”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

Os novos equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura do Natal em parceria com o Governo Federal, em um investimento total de mais de R$ 100 mil, e devem melhorar a qualidade do serviço prestado pelo município. Ao todo são 10 desfibriladores automáticos externos (DEAs), 20 oxímetros de pulso e quatro monitores cardíacos que serão colocados em uso imediato.

De acordo com a coordenador geral do Samu Natal, Isaque Estácio, os equipamentos chegaram em boa hora. "Esses equipamentos melhorarão consideravelmente a qualidade do nosso atendimento, uma vez que atenderemos de forma mais precisa os pacientes que apresentar o quadro de parada cardíaca”, disse Isaque Estácio. De acordo com dados do Samu Natal, de janeiro a junho deste ano, o órgão recebeu 650 chamadas de parada cardiorrespiratória e 261 pessoas foram a óbito. “Esse aparelhos podem vir a reduzir esse número”, ressaltou o coordenador geral do Samu Natal.

A novidade na aquisição dos equipamentos fica por conta dos monitores cardíacos, que nunca antes foram utilizados no serviço do Samu Natal. Os aparelhos de última geração fazem uma leitura precisa dos sinais vitais dos pacientes, como frequência cardíaca, temperatura e saturação de oxigênio. Os monitores foram adquiridos pela Secretaria Muncipal de Saúde e serão instalados em todas as unidades de suporte avançado (UTI's).

Ambulâncias
Neste mês de julho a Prefeitura do Natal entregará quatro novas ambulâncias para o Samu Natal e no mês de agosto mais outras quatro unidades. As ambulâncias também foram adquiridas em parceira com o Governo Federal.