A Defesa Civil trabalha com equipe de plantão 24 horas, diariamente, para atendimento de ocorrências, monitoramentos e trabalhos preventivos nas áreas de risco da cidade. 


Sempre que alertas são emitidos pelos órgãos de monitoramento climático, o trabalho é intensificado, visando prevenir danos à população. Nesta segunda-feira (23), diante das previsões com possibilidade de ocorrência de chuvas mais intensas, as equipes redobraram as atenções, tendo vistoriado as principais lagoas de captação da cidade. Na ocasião constatou-se que todas estavam com seus equipamentos funcionando normalmente, com níveis de água entre baixo e médio. 
À noite foi acrescentada uma equipe extra ao plantão, porém não foi registrado nenhum chamado do Centro de Operações de Segurança Pública – CIOSP. 


A Defesa Civil continuará atenta e orienta a população a observar os eventuais sinais de risco no seu entorno: nas áreas de morro ou encosta, observar sinais de afundamento de piso, fissuras ou rachaduras nas paredes, inclinação de postes; nas áreas de alagamento observar os níveis de água nas lagoas de captação, presença de lixo ou entupimento de bueiros, e, sempre que identificada qualquer situação de risco, acionar imediatamente a Defesa Civil através do Ciosp, ligando para o 190, e fazer o registro da situação.