Um bom relacionamento entre família e escola é essencial para o bom desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Nesse sentido, as unidades de ensino da Rede Municipal estabelecem uma relação harmoniosa pautada no respeito mútuo. No último sábado (14), o Centro Municipal de Educação Infantil Paulina Engrácia Mariz de Faria e a Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro realizaram as comemorações do Dia da Família.  

O evento no CMEI Paulina Engrácia ofereceu às mães e a comunidade, serviços de assistência à saúde e beleza, por meio de atendimentos de clínica médica, exames rápidos, aferição da pressão arterial e glicemia, orientações odontológicas, além de cortes de cabelo, manicure, pedicure e maquiagem. Para a gestora pedagógica Glenda Barreto Gonçalves de França, a relação de proximidade com as famílias é bem importante. “Nosso objetivo é trazer a família para dentro da escola. As mães estavam felizes com a oportunidade de realizar esses atendimentos médicos tão importantes para a saúde, e ainda cuidar um pouco da beleza”, disse.  

“A comemoração foi muito relevante, pois essa parceria família e escola promove e firma o elo no processo de ensino e aprendizagem, auxiliando o desenvolvimento das crianças. Por isso a importância de desenvolver um trabalho em conjunto”, afirmou o educador infantil José Gutemberg Borges da Silva, que leciona no Nível III C do CMEI Paulina Engrácia.  

Quem adorou a programação do Dia da Família foi a mãe de Jonathan Arthur Souza (4 anos), Beatriz Fernandes de Oliveira Souza. “Sempre estou presente no dia a dia do meu filho junto ao CMEI. A ação foi muito boa, proporcionando diversos serviços”, disse. Também contente com a ação estava Aldeniza Maria de Lima, mãe de Welliton Nascimento de Lima. “Foi muito bom, super organizado. É importante essas atividades com a família”.  

Já na Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, situada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, também foi celebrado o Dia da Família, com apresentações das crianças com o tema principal “Escola + Família = Sucesso”, comemorando o primeiro evento presencial após o período de pandemia.   

“Foi muito bom participar do dia da família aqui na escola, só tenho a agradecer por essas homenagens lindas”, afirmou Alexandra dos Santos, mãe de Maria Yasmin, aluna do 5° ano do Ensino Fundamental. Letícia Beatriz da Silva Moreira, aluna da turma do Se Liga e Acelera, falou: “a festa foi bastante legal. Senti que as mães gostaram e estavam bastante animadas, e emocionadas com as apresentações dos filhos”.

“Estávamos com saudades de termos todos na escola. É tempo de voltarmos e comemorarmos a vida, e com isso convidamos a comunidade escolar e os familiares dos estudantes para celebrarmos o Dia da Família na Escola. O evento foi lindo, um sucesso”, garantiu o diretor administrativo-financeiro, Janieri da Silva.