A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), segue investindo na divulgação do movimento internacional Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o foco de reduzir o número de acidentes e vítimas fatais no trânsito.

Além das ações de rua como passeios ciclísticos, blitz educativas, palestras nas escolas e no setor corporativo, o governo municipal ampliou nesta semana a divulgação do Movimento Maio Amarelo nos canais de televisão, nas emissoras de rádios e nas redes sociais através de dois conteúdos em vídeos e áudios que destacam o tema central deste ano: Junto Salvamos Vidas.

A estimativa da campanha é atingir um público em Natal de mais de 400 mil pessoas. Os vídeos contam com a participação do efetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana realizando operações nas vias públicas do município dentro dos três eixos que compõem a mobilidade e que salvam vidas: a educação, a engenharia e a fiscalização de trânsito. Os vídeos contam também com uma linguagem de sinais (libras) para comunicar o conceito da campanha para as pessoas com dificuldades de ouvir.

O Movimento Internacional Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção das sociedades em todo mundo para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Em 11 de maio de 2021, a Organização das Nações Unidas decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de março se tornou referência mundial para o balanço e a análise das ações que são desenvolvidas anualmente para salvar vidas em todo o planeta. Adotou-se a cor amarelo por simbolizar a atenção e a sinalização de advertência no trânsito.