Logradouro histórico e importante da zona Leste de Natal, a Praça Pedro Velho receberá nova intervenção da Prefeitura nos próximos meses. O projeto foi apresentado ao prefeito Álvaro Dias no início da tarde desta quarta-feira (04), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. O projeto foca nas potencialidades e vocação da Pedro Velho para convivência e eventos de natureza cultural.

Pelo projeto apresentado, na área voltada para a avenida Prudente de Morais a praça ganhará um espaço cívico-cultural para apresentações de banda de música, orquestra e eventos de um modo geral. Em frente ao espaço será construído um anfiteatro. Para o centro da praça (área histórica), será fixado o busto de Pedro Velho. Na lateral do Palácio dos Esportes, a ideia é construir uma área de convivência, dotada de bancos, espaço pet e parque infantil. Tudo isso integrado com pista de caminhada e dispenser de lixo orgânico e reciclável.

O projeto prevê, ainda, a construção de uma praça de alimentação. Os atuais trailers de lanche instalados na rua Trairi e adjacências darão lugar a uma moderna praça de alimentação com quiosques em alvenaria. Estão previstos também a instalação de dois banheiros acessíveis.

Outras oportunidades adicionais também serão levadas em consideração, como a substituição do atual piso por concreto, favorecendo a prática de lazer para uso de patins, bicicletas infantis e patinetes, além de ser um local acessível. A pedra portuguesa também será utilizada em elementos de mobiliário para manter a conexão histórica da praça.

“O projeto está muito bom. Muito bem estruturado. Vamos orçar e licitar logo”, assinalou o prefeito Álvaro Dias. Os próximos passos a serem dados visando à requalificação da Praça Pedro Velho são a elaboração do projeto executivo, elaboração do orçamento e encaminhamento à Semurb/Semov para licenciamento e licitação.

O projeto da praça Pedro Velho envolve diversas secretarias municipais, entre elas Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Urbanos, Infraestrutura, Cultura, Turismo, Mobilidade Urbana e Procuradoria Geral do Município.

Praça Pedro Velho

Pouco se sabe sobre a história da Praça Pedro Velho, também conhecida por Praça Cívica. Os primeiros registros do logradouro datam de 1924. Sabe-se que foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1937 pelo então prefeito Gentil Ferreira, e que fora projetada para ter quatro quarteirões. Mas, em 1929, o "Plano Geral de Systematização da Cidade do Natal" reduziu-a para dois quarteirões.

A praça possui o nome Pedro Velho, em homenagem ao primeiro governador do estado. Há mais de 100 anos, no local onde hoje é a praça, existe um busto em homenagem ao político.

Inicialmente a praça foi entregue com coretos, quadra de esportes, tanques com tartarugas e peixes que podiam ser pescados e com uma ciclovia. Porém, com as diversas reformas, esses equipamentos foram retirados.

A praça ficou como é hoje em 2004, quando foi trocado o piso e instaladas rampas para pessoas com deficiência. Os canteiros foram nivelados e na área foi construído um chafariz. Foram melhoradas a iluminação e a jardinagem.