Em reunião realizada nesta terça-feira (03), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, representantes de todos os órgãos da Prefeitura de Natal discutiram a intensificação de ações para conter o aumento de casos em Natal de doenças como dengue, zika e chikungunya. Na oportunidade, ficou definido que o poder público, de maneira integrada, vai agir para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das moléstias.

Dentre as iniciativas está o reforço das ações de limpeza nas comunidades, o aumento do número de veículos para o recolhimento de pneus sem utilidade para evitar o descarte irregular desse material e incremento do trabalho dos agentes de endemias. Por fim, uma campanha publicitária será veiculada a partir desta semana nas emissoras de rádio da cidade e nos perfis oficiais da Prefeitura nas redes sociais para alertar e conscientizar a população sobre a necessidade e a importância de cada um fazer a sua parte para contribuir com a melhoria dos índices epidemiológicos locais.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal e as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde têm cumprido um rigoroso serviço de visitas domiciliares com maior frequência e feito ações educativas em diversas comunidades. O combate ao Aedes aegypti com a utilização de fumacê (UBV portátil e pesada) também tem sido constante. Na última semana, esse trabalho foi realizado nos bairros de Lagoa Azul e Pajuçara, na Zona Norte, e já nesta semana os bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Bom Pastor e Comunidade Novo Horizonte, na Zona Oeste, serão atendidos.

“É fundamental que exista uma integração entre o poder público e a sociedade em geral. Não adianta a Prefeitura promover todas essas iniciativas se uma parcela da população não ajuda, descartando o lixo de maneira irregular, deixando acumular água em recipientes, dando a chance do mosquito se reproduzir, enfim, essa é uma luta conjunta na qual todos nós precisamos ajudar e contribuir”, ressaltou a secretária adjunta de saúde, Rayanne Araújo.