A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), realiza neste sábado (30) o Dia D de imunização contra a influenza e sarampo. A população-alvo das campanhas vai poder buscar as salas de vacinação de 29 unidades básicas de saúde disponíveis, entre 08h e 12h, além dos pontos extras no Via Direta, Midway Mall, Partage Norte Shopping, Nélio Dias e Comjol Roberto Freire. A abertura do Dia D acontecerá às 08h na UBS São João, no Tirol.

A vacinação contra a influenza vem acontecendo para trabalhadores da área da saúde, idosos acima de 60 anos, crianças entre 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os imunobiológicos contra o sarampo estão disponíveis para profissionais da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, a vacinação contra a Covid-19 continua nos pontos extras durante o sábado (30). Todas as informações oficiais podem ser consultadas em vacina.natal.rn.gov.br . É necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e um documento com foto, no caso das crianças; e os trabalhadores das categorias contempladas devem levar algum documento que possa comprovar que integram esse grupo (crachá, carteira de trabalho, escala de trabalho, carteira funcional).

Andamento das campanhas

As campanhas contra a influenza e sarampo foram iniciadas em 04 de abril e seguem até 03 de junho, inicialmente para públicos prioritários conforme fases preconizadas pelo Ministério da Saúde. Até a manhã da quinta-feira (28) a capital registrava 32.865 doses aplicadas contra a influenza(10,3%) e 1.758 doses aplicadas contra o sarampo (03%). É necessário atingir pelo menos 95% da população-alvo da campanha de uma região para que haja imunização eficiente.

"Nós continuamos esse chamamento à população para que busque os pontos e atualize a carteira vacinal. É muito importante a vacina contra Influenza, sarampo e também contra a Covid-19. No caso da influenzae do sarampo, elas estão disponíveis para uma população-chave, que deve se atentar aos prazos e documentação para receber esse imunobiológico. Todas as informações das campanhas são atualizadas diariamente no Vacina Natal. Vacinar é prevenir", afirma George Antunes, Secretário Municipal de Saúde de Natal.

Unidades de saúde com vacinação neste sábado (30), das 08h às 12h, contra a influenza e sarampo:

DISTRITO SUL: UBS Candelária, UBS Satélite, UBS Pirangi, UBS Jiqui, UBS Nova Descoberta e USF Ronaldo Machado;

DISTRITO LESTE: UBS São João, Unidade Mista de Mãe Luiza, UBS Alecrim, USF Aparecida e UBS Lagoa Seca;

DISTRITO OESTE: USF Bairro Nordeste, USF Novo Horizonte, USF KM 06, UBS Esperança e USF Felipe Camarão II;

DISTRITO NORTE I: USF Nova Natal, UBS Pajuçara, USF Nordelândia, USF Vista Verde e USF José Sarney;

DISTRITO NORTE II: USF Panatis, USF Potengi, USF Soledade II, USF Vale Dourado, USF Pedra do Sino, USF Parque dos Coqueiros, UBS Nova Aliança e USF Jardim Progresso .