Atendendo denúncias do Ciosp no fim de semana, a equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vistoriou  duas ocorrências de poda e abate irregulares de árvores nesse domingo (20). A primeira supressão vegetal foi no Parque das Dunas, na altura do bairro Nova Descoberta e a segunda na Rua Maceió, em Neópolis, zona Sul da cidade. 

Como a primeira ocorrência estava dentro de uma zona de proteção ambiental a área de um Parque Estadual, o caso foi comunicado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), responsável pela gestão da área para onde também será encaminhado o relatório de fiscalização e assim dar continuidade da apuração e adoção das devidas providências. 

Já a outra ocorrência de supressão vegetal foi atendida com apoio tático do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal (GAAM/GMN), na Rua Maceió, em Neópolis, zona Sul da cidade. “No local, foi lavrado um auto de infração com advertência para que a atividade seja devidamente regularizada, uma vez que a Lei Municipal 6058/2011 proíbe podas e supressão sem a devida autorização”, conta o supervisor de fiscalização e controle de autorizações e licenças ambientais, Evânio Mafra. 

Ainda no plantão do fim de semana, no sábado (19), um trailer estacionado de forma irregular na Avenida das Alagoas, em Neópolis, foi apreendido. Segundo Mafra, a ação da Semurb serviu de apoio a fiscalização da Semsur, já que “para instalar o trailer, houve a supressão de um vegetal, uma Catanduva.  E a Semurb se envolveu e acabou realizando a apreensão do veículo. Porém, os procedimentos de fiscalização serão realizados pela Semsur”, conta o supervisor. 

Ele relata também que “a proprietária do trailer já vinha fazendo uso do local com uma carroça de lanches e teria sido orientada a sair, mas não cumpriu a ordem e estacionou o trailer de forma irregular, com o objetivo de formar um ponto fixo”, emendou Mafra. 

Publicidade irregular 

Também no sábado 19) houve ainda a remoção de cinco publicidades irregulares, instaladas ao longo da Avenida Engenheiro Roberto Freire, nos bairros de Capim Macio e Ponta Negra. “A Semurb tem um contrato com uma empresa de publicidade, que recebeu autorização para instalar placas publicitárias e relógios digitais de forma regular na cidade. Contudo, outra empresa, não autorizada, estava instalando propagandas. Ela já havia sido notificada, mas continuou praticando atividades irregulares, então a Semurb aplicou multa e autuação de proibição de instalação das placas”, explica o supervisor. 

Ainda no sábado, sete bares e um lava-jato foram fiscalizados por poluição sonora nas zonas Leste, Oeste e Norte do Município. Foram aplicadas duas notificações e dois autos de infração, além de  interdição de apresentação de música ao vivo que ocorria no calçadão da Praia do Meio sem a devida autorização do poder público. 

E no Bairro das Rocas, os agentes voltaram a autuar, com multa grave e interdição do uso de música, um estabelecimento que já havia sido autuado pela equipe de sexta-feira (18), por fazer uso irregular de área pública e apresentação musical. 

Finalizando o sábado, equipes de fiscalização da Semurb atenderam ocorrência de deslizamento de terra em um centro espírita, na Rua Praia de Muriú, em Ponta Negra. “Foi realizada uma vistoria na área para saber o grau do deslizamento e se havia outros riscos, mas o caso não foi categorizado como urgência, então a Semurb voltará no local durante a semana para verificar se houve danos e tomar as devidas providências”, finaliza Mafra.

Denúncias podem ser feitas pela população no canal 24h do Ciosp, no número 190 nos fins de semana e feriados. Já de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.