Servidores da secretaria municipal de Planejamento (Sempla) participaram nesta terça-feira (25) da primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento (REPAC) com o objetivo de debater as ações relacionadas ao Censo 2022 no âmbito da capital potiguar. O momento foi coordenado pela equipe do pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que vai realizar o trabalho em todo o país.

O Censo, também conhecido por recenseamento demográfico, é um estudo estatístico realizado pelo IBGE para levantar informações sobre a população do país e sua condição de vida. O último no Brasil foi em 2010, e deve ser renovado a cada 10 anos. A pesquisa que estava programada para ser realizada em 2020 teve seu adiamento para 2021 em razão da pandemia de coronavírus, e em 2021 mudou de data novamente por problemas orçamentários. Em 2022, os processos já estão em andamento e a coleta de informações deverá ser realizada entre o período de 01 de agosto até 31 de outubro.

De acordo com a Secretária de Planejamento, Joanna Guerra, essa integração entre o município e o Instituto é importante para que possam ser traçados planos mais condizentes e exequíveis com a atual situação do território natalense. “A Prefeitura do Natal, por intermédio da Sempla, está disponibilizando seu corpo técnico para auxiliar no que estiver ao nosso alcance e estamos ansiosos para acessar esses dados, que subsidiarão a formulação e o aperfeiçoamento de políticas públicas em nossa cidade, buscando impactos positivos para a nossa população".

Para poder realizar essa atividade em perfeitas condições, o IBGE conta com o apoio do poder público e representantes da sociedade local em todas as etapas do Censo. Ajudar na divulgação da importância e do uso desses dados para a população são algumas das formas de potencializar o trabalho.

Na Secretaria de Planejamento, João Maria Ferreira, diretor do Departamento de Projetos, e Wxlley Barreto, gestor de políticas públicas, são os responsáveis por apoiar a atuação do IBGE.