O Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social -Semtas, ofertou vagas em diversas áreas para a qualificação profissional para os natalenses que desejam se profissionalizar em uma área e ter mais chances na conquista de uma colocação no mundo do trabalho.

Para o mês de março foram abertas 282 vagas em 12 diferentes segmentos profissionais. Os interessados compareceram ao CMTE para realizar a inscrição. Esse foi o caso da jovem de 16 anos Flávia Barbosa, que se inscreveu no curso de empreendedorismo, com o objetivo de impulsionar as vendas da mãe, que é feirante. “Nos fins de semana ajudo minha mãe na feira e ao saber dos cursos ofertados pela Semtas percebi a oportunidade de ampliar o conhecimento e tornar o nosso negócio mais profissional. Quero usar todo esse conhecimento para usar, a princípio, na banca da minha mãe e vender melhor os nossos produtos”, comentou.

O investimento e promoção à qualificação profissional pretende alcançar especialmente os jovens natalenses que buscam o primeiro emprego e também as pessoas que estão desempregadas ou ainda fora do mercado formal.

“O cenário contemporâneo de imprevisibilidade e os desafios recorrentes para manter a competitividade vêm exigindo profissionais proativos, qualificados e que sejam capazes de desenvolver suas competências nos mais diferentes contextos. A busca por nossos cursos é resultado do esforço da gestão municipal em priorizar a qualificação profissional para que tenhamos uma mão de obra preparada para o mundo do trabalho”, afirma o secretário da pasta, Adjuto Dias.

Quem já conhece a qualidade dos cursos quer aproveitar as novas oportunidades e alcançar novos objetivos. No ano passado, o autônomo Manoel Cosme concluiu o curso de garçon. Ele conta que a capacitação ajudou a desenvolver habilidades sociais. Foi no curso onde ele conseguiu perder a timidez e melhorar o relacionamento com os clientes. De volta ao CMTE, Manoel agora vai aprender inglês.

“O curso mudou tudo na minha vida. Eu estava sem perspectiva nenhuma e hoje tenho mais desenvoltura para atender melhor as pessoas. E agora vou aprender inglês e dar mais um passo para a realização do meu sonho que é morar fora. Com duas qualificações terei mais oportunidades.” afirma.

Os cursos terão início no dia 3 de março. No CMTE, cada curso compreende uma carga horária estimada em até 160 horas.