A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) iniciou articulação com o Programa Criança Feliz, do Governo Federal e executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semtas). O projeto atende crianças de 0 a seis anos através de visitas domiciliares.

A Semul realizou inicialmente um encontro on-line no qual a Diretora do Departamento de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Ana Cláudia Mendes, apresentou a rede de atendimento mantida pela Semul, e os conhecimentos sobre os tipos de violência que podem ser encontrados nas atividades realizadas pelos profissionais do projeto.

O projeto em questão foi premiado em 2021 pelos trabalhos realizados em tempos pandêmicos onde também fez uso de atendimento via chamadas de vídeo, esta articulação busca gerar mais agilidade e garantir o devido encaminhamento nos casos em que a equipe observe sinais de violência doméstica contra mulheres.

A Semul dispõe de duas unidades destinadas a atender mulheres em situação de violência na cidade do Natal, sendo de primeiro contato o Centro de Referência Elizabeth Nasser (CREN), localizado na AV. Nevaldo Rocha, número 2280, ao qual compete o enfrentamento à violência, por meio do trabalho especializado de acolhimento permanente às mulheres que necessitem de atendimento institucional, sendo presencial ou através do 0800 281 8000. Em segundo momento a Semul utiliza a Casa Abrigo Clara Camarão (CACC) onde abriga de forma sigilosa as mulheres que se enquadram.