A Prefeitura do Natal abriu, nesta sexta-feira (28), mais um drive de testagem para Covid-19, disponibilizando oito pontos de coleta de forma simultânea. O drive, na Arena das Dunas, com entrada pelo acesso da avenida Prudente de Morais, irá funcionar por 10 dias ininterruptos até o dia 6 de fevereiro, das 8h às 15h.

A medida busca desafogar o sistema de testagem para covid-19 devido ao considerável aumento na procura, tanto na rede pública quanto privada. A metodologia diz que a partir do terceiro dia de sintomas recomenda-se fazer o teste, mas uma longa fila foi registrada na abertura do drive. A estrutura disponibilizada na Arena contou com as equipes integradas de várias secretarias do município: SMS, Sempla, STTU, Semtas, GMN, SME, Setur e Procon, além da parceria com a Arena das Dunas e a empresa Mediarte, esta responsável pela parte de informática.

O prefeito Álvaro Dias esteve no local e constatou a rapidez do serviço oferecido pela Prefeitura. “Estamos fazendo o que fizemos outras vezes: no momento de maior congestionamento do Coronavírus chegamos de forma efetiva. A testagem é rápida, em 24h a população já está com o resultado em mãos e pode se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde para tratamento caso dê positivo. Foi uma medida acertada que vai agilizar muito o atendimento”, reforçou.

A coordenadora de Assistência Laboratorial da Secretaria Municipal de Saúde, Elineide Alves, esteve presente para auxiliar na condução do serviço prestado à população do Natal. “A partir de hoje estaremos com demanda aberta até às 15h, ou seja, qualquer pessoa sintomática ou não, de todas as idades terão direito ao teste. A Prefeitura garante que todas as pessoas que estiverem na fila do drive serão prontamente atendidas”, afirmou.

José Ailton da Cunha, 49 anos, foi um dos primeiros a chegar à fila, às 04h50, para garantir sua testagem. “Cheguei cedo para garantir meu lugar porque sabia que a procura estava grande. A Prefeitura está de parabéns. Está tudo muito organizado. A STTU abriu os portões pontualmente às 8h, as filas estão organizadas e o atendimento dos profissionais de saúde está maravilhoso”, disse.

Os exames utilizados são testes rápidos para Covid/antígeno com coleta swab nasofaríngeo, e o resultado sai em até 24h, após a coleta e o recebimento da guia. Para fazer o teste é necessário que a população leve impresso e preenchido o formulário com dados da pessoa a ser testada, disponível no site da https://vacina.natal.rn.gov.br/. “Pedimos que as pessoas levem o formulário preenchido com antecedência para garantir agilidade no atendimento, mas teremos uma equipe para fazer na hora. Temos um grande quantitativo de testes e a expectativa é atender mais de mil pessoas, já que um carro pode vir com quatro pessoas", pontuou a coordenadora.

Sheila de Araújo Melo, 52 anos, chegou com sintomas de tosse, dor de cabeça e febre oscilando. “Eu e minha mãe estamos vindo de uma peregrinação de dias pelos laboratórios particulares de Natal e não conseguimos agendar. Todos os laboratórios disponíveis estão com filas enormes. Chegamos às 6h. Os portões abriram às 8h e às 8h15 eu já estava sendo atendida. Está muito organizado e estamos sendo bem atendidas. Achei perfeito e providencial essa ação da Prefeitura”, reconheceu.

Os testes também podem ser realizados nos Centros de Síndromes Gripais do Cemure e Nélio Dias. Esses dois locais são referência para atendimento de pessoas com sintomas leves, desafogando o atendimento das UPAs da cidade. Nos Centros, a população tem consulta médica, dispensação de medicação e testagem para Covid.

Para Luana Barbosa da Silva, técnica de enfermagem da SMS, hoje será um dia de muitas realizações de testes e de um misto de emoções. “Está sendo uma nova experiência. Fui treinada para estar aqui realizando os testes. Sei que este momento é um marco e contribuir para desafogar o sistema de testagem e proteger pessoas é muito gratificante. Eu não tenho medo. Estou sempre protegida, faço o distanciamento social e a higienização correta”, informou.

Além dos Centros, a Prefeitura mantém os pontos de vacinação de toda a população adulta e infantil. Neste último caso, existem pontos exclusivos de vacinação de público infantil a partir dos cinco anos de idade, nos shoppings Midway e Partage, além de duas unidades de saúde por Distrito Sanitário.