A tarde desta terça-feira (25) foi marcada pelo encerramento do ensino infantil de três turmas do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Luiza Santos de Souza, situado no Planalto. A programação contou com entrega de lancheiras e brindes para as crianças, apresentações culturais, coreografias de balé, musicais e dinâmicas entre as crianças do Nível IV. Ao todo, 51 crianças concluíram essa etapa de ensino e seguem para o Ensino Fundamental.


A celebração tem como objetivo registrar os últimos dias das crianças na instituição, que apesar de uma despedida, possui tom de festividade. “É muito significante esse momento dessa conclusão. Muitas crianças estão no CMEI desde o berçário e mesmo com esse tempo de pandemia, com muita cautela, passando por todos os protocolos, fizemos muitos projetos com eles para essa nova etapa. Assim, as crianças vão para o 1° ano do Ensino Fundamental, mas com certeza eles vão levar muito aprendizado e momentos lúdicos”, ressaltou Janeide Aquino, coordenadora do CMEI Maria Luiza.


O prestígio tem um valor único para os pais, assim como Djanira Oliveira do Nascimento, que esteve presente no evento junto ao filho João Lucas Soares, de seis anos.  A mãe comentou sobre a tarde de encerramento: "Fiquei surpresa, são muitas atividades lindas. Me emocionei. Fiquei bastante feliz pelo cuidado que a equipe do CMEI tem com as crianças. Meu filho terá que ir para outra escola. Fico triste, mas ao mesmo tempo feliz, pois sei que ele está se desenvolvendo e indo para a próxima fase”.  Djanira ainda exalta o bom atendimento do CMEI Maria Luiza na educação do filho: “Educadores, funcionários e diretoria excelentes. Meu filho sempre fica animado para vir ao CMEI”.


Sendo uma tarde animada, a gestora administrativa Dumara Alves Pereira relatou sobre o significado afetivo do evento. “Criamos todo esse contexto para marcar a família e as crianças, ensinando para elas que não vão mais estudar nessa escola e sim em outra instituição. Queremos marcar esse momento como um momento de passagem”, disse.   


O encerramento também foi comentado pela professora Naire Capistrano, secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME-Natal, que exalta que o evento foi pensado para as crianças. “A gestão e os professores conseguiram transformar essa celebração em um momento lúdico, em respeito às características das crianças. É um momento de muita alegria para os pais que estão vendo os filhos crescerem”.  A diretora do Departamento de Educação Infantil, professora Alderly Façanha também participou do evento.