O final do ano letivo de 2021 para as unidades de ensino da Rede Municipal se aproxima e com ele as despedidas das crianças do Nível IV. O Centro Municipal de Educação Infantil Mailde Ferreira Pinto Galvão, situado no bairro Potengi, Zona Norte, realizou no sábado (22), uma aula da saudade para as crianças do último ano da Educação Infantil, que estão deixando o CMEI.

“Aqui o meu cordel é encantado” foi tema desenvolvido nas atividades, com o objetivo de trabalhar as questões de valorização da cultura nordestina, exaltando a literatura de cordel, explorando a leitura e escrita dentro desse universo cultural. O momento representou o encerramento da passagem das 85 crianças dos Níveis IV pelo CMEI, que se despediram dos colegas, educadores infantis e comunidade escolar que marcaram esse período de aprendizado.

A comemoração contou com músicas da cultura nordestina, apresentação das crianças, registros fotográficos e a noite do pijama. A educadora infantil Joyce Gleyse Santos do Nascimento, afirmou que foi de grande emoção rever alguns pais. “Esse clima de despedida das nossas crianças representa um momento de muita emoção. Também ficamos emocionados com a participação dos familiares”, frisou Joyce do Nascimento.

Marcando o encerramento de uma etapa na vida escolar e o começo de outra, a gestora administrativa Angélica Priscila, comenta sobre a comemoração. “Estamos valorizando a literatura de cordel nesta celebração. Tudo isso representa uma passagem, representa para as crianças a compreensão que um ciclo está acabando. É um dia de saudade. A despedida das crianças para essa comunidade que marcou sua memória afetiva”, relatou a gestora.

Para Carla Cristina de Medeiros Silva, mãe de Caio Miguel de Medeiros Silva (6 anos), a aula da saudade tem uma importância singular. “É de extrema importância esse processo, pois marca o começo também de uma nova etapa para o desenvolvimento do meu filho e das outras crianças. As educadoras têm um trabalho fantástico. Só fico um pouco triste, pois sei que o CMEI é uma escola de muita boa qualidade e excelência”, contou a mãe de Caio Silva.

Representando a SME-Natal, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, ressaltou que foi mais um momento exitoso, de parceria entre família e instituição educativa. “As crianças viveram de forma lúdica o ritual de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental com muita arte, dança e música. Para a Secretaria Municipal de Educação foi uma oportunidade de viver com a comunidade escolar, um momento muito especial e ficamos muito agradecidos pela partilha”.