Uma tarde de muito amor, carinho e emoção. O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Telma Rejane Moura Freire, situado no Conjunto Nova Natal, bairro Lagoa Azul, realizou na última sexta-feira (15) uma tarde de autógrafos com as crianças do Nível IV, marcando o encerramento das atividades do ano letivo de 2021 e a conclusão da Educação Infantil. Na ocasião, as crianças assinaram o livro com o título “Chegança: o Alecrim do Nova Natal”, composto com as atividades pedagógicas realizadas ao longo do ano por cada estudante.

 

A gestora pedagógica Joseane Dias Marcena explicou que o projeto surgiu depois de quatro anos de pesquisa e teve bastante apoio do professor Luciano Capistrano. “Caminhamos pelas avenidas e ruas do Conjunto Nova Natal, pois não podíamos deixar de conhecer o coração dessa comunidade, que de fato pulsa e reverbera vida nesse território. A Avenida Chegança: o Alecrim do Nova Natal, que não é só feita de prédios comerciais, mas das vivências, das prosas, da rotina de quem não escapa de passar por ela. ‘Chegança’ nome de dança, assim como as demais ruas e avenidas daquela comunidade, que traz nos ladrilhos os rastros da cultura popular”.  

 

A diretora do Telma Rejane reforça que o projeto envolveu todo o CMEI, mas com foco no Nível IV, devido a produção do livro para a tarde de autógrafos. “Trabalhamos com as crianças os nomes das ruas do bairro, que remetem ao nosso folclore, abordando de forma lúdica e tratando as danças e as brincadeiras”, finalizou a gestora Joseane Dias.

 

Prestigiando o evento estava a adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Capistrano, representando a SME-Natal. “O trabalho pedagógico na Educação Infantil deve possibilitar interações, experiências com a cultura escrita, respeitando as características da criança, inclusive como produtoras de cultura. A tarde de autógrafos foi um momento muito especial e de finalização de um processo que as crianças vivenciaram em toda a Educação Infantil quando ouviam e liam histórias, quando produziam textos em que elas assumiram o lugar de leitor e de usuário do sistema de escrita”, ressaltou a secretária.