A Guarda Municipal do Natal (GMN) vai ganhar um Centro de Instrução e Formação de guardas que será construído na área da sede administrativa e operacional da corporação, localizada na zona Norte da capital. O Termo de Homologação do processo licitatório com a escolha da empresa que ficará responsável pela construção do Centro de Formação foi publicado pela Prefeitura na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (11).

No total, a Prefeitura vai alocar recursos próprios e de emendas parlamentares no valor superior a R$ 855 mil todo voltado à construção da unidade de formação de guardas municipais. O Centro de Formação será utilizado nas instruções, cursos e capacitações técnicas da corporação com o intuito de ampliar o conhecimento, melhorar o adestramento operacional e formar guardas para atuar na função de segurança pública exercida em Natal pela GMN.

A secretária de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Sheila Freitas, relatou que a construção do Centro de Formação da GMN é uma reivindicação antiga da corporação, já que a atividade de segurança requer um constante aprimoramento técnico dos seus agentes com foco a exercer a função da melhor maneira possível.

“Esse Centro de Formação será um grande avanço para a Guarda Municipal do Natal e vem se somar a outros investimentos que o prefeito Álvaro Dias vem realizando em prol da segurança pública do município, a exemplo da Base Operacional da Praça Gentil Ferreira, aquisição de armamento, viaturas, munições, coletes balísticos e rádios comunicadores destinado às atividades da GMN”, informou a secretária Sheila.

O subcomandante de Instrução da GMN, Isaque Nicácio, ressaltou que na corporação há uma necessidade constante de atualização da capacitação do efetivo, sendo essa uma das responsabilidades exercidas para manutenção do porte de arma de fogo dentro e fora do serviço em acordo firmado com a Polícia Federal. “Hoje temos uma carga horária de qualificação que todos os guardas passam regularmente e também estamos sempre contribuindo na formação ou atualização de procedimentos de agentes de outras Guardas Municipais do Estado e o Centro de Formação vem para atender melhor essa demanda”, disse.

O Centro de Formação será construído na sede da GMN que está localizada no final da Avenida Itapetinga, na zona Norte da capital. A área conta com cerca de 8 mil/m² de extensão e 1,2 mil/m² de área já edificada.