A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) deflagrou por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN) a Operação Final de Ano, que tem o objetivo de garantir a segurança nos bairros do Alecrim, Cidade Alta e Ribeira. A medida se dá devido às compras de Natal e Ano Novo que intensificam o movimento de pessoas na região do maior comércio popular da capital.

A operação consiste em ampliar o número de viaturas de patrulhamento realizando rondas no período diurno e noturno. Os guardas municipais circulam nos principais corredores do comércio realizando ponto base, e nas ruas adjacentes em patrulhamento contínuo focando em ações preventivas e combate, principalmente, a roubos e furtos, que é comum acontecer durante essa época do ano nessas localidades.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, informou que o reforço na segurança se deu atendendo uma determinação do prefeito Álvaro Dias, que entende a necessidade de ampliar as rondas para proteger a população e empresas que estão comprando e vendendo diversos produtos durante as festas de final de ano.

“Desde a criação da Base Regional da GMN, na Praça Gentil Ferreira, que estamos dando maior suporte na segurança do Alecrim, Cidade Alta e Ribeira. Agora com as compras de final de ano, estamos ampliando o número de guardas e viaturas que patrulham essa região para dar segurança e tranquilidade às pessoas”, comentou a secretária.

O subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, ressaltou que as paradas de transporte coletivo estão tendo uma atenção especial no patrulhamento. Os guardas realizam rondas a pé e em viaturas, como também estão ligados com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), dando suporte rápido ao atendimento a qualquer ocorrência informada ao número 190.

“Com a nossa presença estamos inibindo qualquer tipo de delito e podemos agir com maior rapidez caso surja algum chamado do Ciosp na região do Alecrim, Centro e Ribeira, pois estamos efetivamente na localidade. Nossa missão é garantir que as pessoas façam suas compras em paz e segurança”, explicou o subcomandante.

Na área estão sendo empregados guardas municipais lotados nos grupamentos operacionais da corporação a exemplo do Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa) e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu). A operação segue ampliada pelos próximos 10 dias.