Após quase um mês de degustações gastronômicas pelos bares e restaurantes do Centro Histórico de Natal, foram anunciados na noite de sexta-feira (17) os vencedores do XIV Pratodomundo - Festival Gastronômico do Beco da Lama. O prefeito Álvaro Dias participou da festa de premiação que contou ainda com shows movimentados das bandas Skarimbó, Tríade Rebelde e da cantora Jaina Elne, no palco montado no Beco da Lama. O evento teve patrocínio da Prefeitura de Natal, dentro do projeto de requalificação do Centro Histórico, e do Sebrae-RN.

A comissão julgadora elegeu como prato vencedor (1º lugar) o “Camarão Crocante ao Creme de Jerimum e Castanha”, do Bar Encontro dos Boêmios. Em 2º lugar ficou para o Restaurante Seridó, com o “Caranguejo na Barquinha de Tapioca”; e em 3º lugar o Rocket Bar com o "Tapirá". O primeiro lugar recebeu o prêmio de R $3 mil, o segundo lugar R $2 mil e o terceiro R$ 1 mil, além do prato simbólico produzido pela artista plástica Lídia Quaresma.

O prefeito Álvaro Dias anunciou os vencedores para os frequentadores e comerciantes do reduto cultural. "Quero agradecer a todos, a Chico, Lourenço e aos amigos daqui do Beco pelo  apreço que nós recebemos desde o início desta caminhada. Agora  os  frequentadores do Beco da Lama têm um lugar ainda mais incrementado. Quero dizer que é só o começo e ninguém vai nos impedir de intervir e revitalizar o Centro Histórico e a Ribeira", disse o gestor.

O Pratodomundo é realizado pela SAMBA - Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e teve como tema a culinária indígena, uma das cozinhas que contribuíram para a formação da culinária brasileira. Contou com palestras e homenageou duas grandes figuras da história da culinária natalense: a ‘Comadre’, da famosa peixada que há décadas oferece e difunde boa parte da culinária tradicional praieira; e dona Odete, a “dama do Beco da Lama”, que também por décadas alimentou com suas iguarias os frequentadores desta região boêmia.

Foram jurados desta edição Annamaria Nascimento, Coordenadora da Área de Turismo e Hospitalidade da Regional Nordeste da  nima Educação, Marcelo Labre, professor de Gastronomia da UnP e Tarcio Aerton Gomes Fontenele, fotógrafo e empresário de eventos.

Natal dos Galos

Após a entrega do Pratodomundo aos vencedores do Festival, o prefeito conferiu o Natal do bloco Galo dos Perturbados, um dos mais antigos a sair no Carnaval da Cidade Alta, no qual se apresentava o sambista Debinha Ramos, como parte da programação do Natal em Natal.