Cinco banners sobre avaliação de qualidade dos serviços turísticos de Ponta Negra foram instalados no Centro de Turismo, no Shopping Vilarte, no Mercado de Ponta Negra e na Live Bike. Eles estão disponíveis com QR CODE ou no link da pesquisa, e podem ser acessados por todos que queiram avaliar o polo turístico da zona sul de Natal. Essa pesquisa segue até março de 2022 e é desenvolvida pelo Observatório Potiguar de Turismo (Opotur), com o apoio da Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Turismo de Natal (Setur Natal).

Para o coordenador da Pesquisa Nacional de Avaliação de Serviços Turísticos, o professor Tiago Savi Mondo, essa pesquisa servirá para identificar nos locais estratégicos de grandes
fluxos turísticos, o que poderá ser melhorado e o que poderá ser identificado como ponto a ser intensificado para uso de marketing turístico nessas regiões.

No Rio Grande do Norte, quem administra a Pesquisa é o Observatório Potiguar de Turismo (Opotur), sob coordenação do professor Sidcley Alegrini. Este é um projeto de pesquisa e
extensão vinculado ao Departamento de Turismo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, do polo Natal. Nacionalmente, ela é uma iniciativa da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT).

Durante o ano de 2021, a Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Turismo de Natal em parceria com a ABIH-RN e Governo do Estado, participou de workshops no sul e sudeste do país com capacitações de agentes e operadoras de turismo do Brasil, para evidenciar e promover ainda mais o destino Natal para turistas nacionais nesta retomada das atividades do turismo.

A Pesquisa Nacional de Avaliação de Serviços Turísticos é mais uma parceria que demonstra o interesse da Secretaria de Turismo de Natal em escutar quem visita a cidade e articular ações para melhoria. Segundo a secretária adjunta de turismo de Natal, Christiane Alecrim, “a pesquisa nos dirá, além do perfil do turista que vai a esta praia, a sua percepção sobre ela em termos de serviços e atrativos. A partir dos dados coletados e analisados, poderemos nortear melhor nossas ações para Ponta Negra, de maneira mais assertiva e focada somente na infraestrutura, mas também no marketing.”

No mês de outubro, quando se deu início à aplicação da pesquisa, Natal foi considerada, segundo o boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o segundo destino mais procurado por turistas nacionais. Em novembro, no feriado de Proclamação da República, 88% dos hotéis foram ocupados por turistas, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-RN).

Essa intensificação da demanda turística nesses meses mostra que a capital potiguar chegará na alta temporada 2021/2022 com números e expectativas turísticas positivas para o mercado. Segundo os dados do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), para janeiro de 2022 serão mais de 331 mil assentos ofertados em 62 voos diários ligando o Rio Grande do Norte a pelo menos 18 outros aeroportos. O que supera a marca do mesmo período de 2020, em que apenas, aproximadamente, 28 mil assentos foram ofertados.

Devido a essa grande movimentação existente e prevista para 2022, a aplicação da pesquisa de avaliação da qualidade dos serviços turísticos de Ponta Negra ficará disponível até março de 2022, por meio de formulário eletrônico, através do site https://linktr.ee/OTBH.