Após consulta pública para a coleta de sugestões, o Plano Municipal da Assistência Social (PMAS) foi apresentado e debatido nesta quarta-feira (15), em um seminário promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas. O Plano contou com a participação dos cidadãos, entre profissionais e usuários da assistência social e sociedade civil, que puderam ajudar, de forma virtual e presencial, na construção do PMAS – 2022-2025. O evento foi realizado no Cemure, e contou com a presença do titular da Semtas, Adjuto Dias; da secretária adjunta do Trabalho, Habitação e Assistência Social do RN, Maria Luiza Tonelli, além de membros do Conselho Municipal de Assistência.

O PMAS é produzido e atualizado a cada quatro anos, sendo considerado estratégico para a gestão da política de assistência social por refletir as demandas dos seus usuários. Nele estão contidos além dos objetivos, metas, ações e diretrizes que devem ser atingidas neste período. Adjuto Dias, agradeceu o apoio da equipe no empenho para a elaboração do Plano e enfatizou a importância dos trabalhos realizados pela secretaria.

“Não temos ideia da relevância e da complexidade do trabalho desenvolvido pela Assistência Social conhecendo de perto os serviços que são prestados para seus usuários. Estamos exatamente fazendo isso aqui hoje, apresentando o Plano para ser debatido e encaminhado para a aprovação do Conselho Municipal de Assistência. A Política de Assistência Social precisa de planejamento, previsibilidade e continuidade”, declarou.

Segundo a diretora da assessoria técnica, Auricéa Xavier, o PMAS é construído em um processo, que é ao mesmo tempo, democrático e descentralizado.

“A democratização é assegurada a partir do momento em que possamos permitir e proteger espaços participativos para que trabalhadores e usuários do sistema contribuam e construam conosco os objetivos e rumos da política de assistência social”.

Nesta sexta-feira (17), a Comissão de elaboração do Plano vai apresentar ao Conselho Municipal da Assistência Social, a minuta do PMAS, com a compilação de todas as sugestões recebidas. A expectativa é que o documento seja publicado nos próximos dias.