Na manhã desta terça-feira (14), as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Abigail Barros de Azevedo participaram de um passeio para a praça, localizada na lateral do CMEI, situado no Conjunto Nova Natal, bairro Lagoa Azul. A visita teve como finalidade registrar momentos, por meio de fotografias das crianças e professores, como parte do projeto Tarde de Autógrafos, onde as crianças do Nível IV elaboram um livro com ilustrações e escritas que representam sua vida e seu desenvolvimento escolar, marcando a conclusão da Educação Infantil.

 

Este ano, o tema da edição é “Com amor, alegria e cor eu pinto a minha história”. O projeto, criado em 2018, visa ensinar valores de humanidade e empatia para as crianças, que chegaram ao último nível do CMEI. Assim, as fotos na praça servem como registro de despedida da turma na instituição.

 

O material contará com desenhos e textos produzidos pelas crianças. “O livro é criado desde o tema, até as escritas, são feitas pelos próprios alunos. Queremos enfatizar o que é importante para a criança. Eles estão desenhando sobre eles mesmos, sobre quem convive com eles, sobre o que eles são, e não o que tem”. Com essa mensagem, a diretora pedagógica Joseilda Fernandes Siqueira da Silva, ressalta a importância do projeto, que busca ilustrar para aquelas crianças conceitos a serem valorizados, como respeito, união e sobre o que os define enquanto seres humanos.

 

A diretora faz um paralelo sobre o que as crianças comumente valorizam: “Queremos juntar as duas coisas, o herói da vida real e da ficção, que pode ser desde o Homem Aranha, até a Branca de Neve. Porém, também têm os heróis da vida real, que pode ser um pai, uma mãe e até mesmo uma criança já citou que seu herói era seu vizinho. Queremos dar vez e voz a essas crianças. Eles são os protagonistas da história”, afirmou a gestora Joseilda Fernandes. O projeto tem como característica ensinar as crianças a importância de suas identidades e a valorização de suas essências.

 

“Esse livro é o registro por meio de desenhos e escritas das crianças, de todas as vivências deles durante esse último ano no CMEI. Lá ficarão anexadas lembranças, momentos com a família e toda a sua trajetória no ensino infantil. Esse projeto na verdade se desenvolve o ano inteiro, estamos guardando tudo que eles aprendem durante o ano e concluindo agora, nesse finalzinho de ano”, disse Kainara Raissa Nascimento de Oliveira, educadora infantil do Nível IV. O CMEI Maria Abigail atende 216 crianças, do Berçário à Pré-Escola.