Os eventos e shows culturais realizados nesta época de fim de ano, têm levado muitos trabalhadores informais às ruas da cidade. São vendedores ambulantes que comercializam alimentos e bebidas no esforço de gerar renda para a família. O trabalho desses vendedores tem sido acompanhado de perto pelo Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS, da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas.

Além desse eventos, durante os quatro dias de Carnatal, cerca de 20 profissionais, entre educadores sociais, assistentes sociais e pedagogo também estiveram no entorno do Arena das Dunas para identificar a incidência de trabalho infantil e outras situações de violações de direitos. Nesta ação, os servidores da assistência social não registraram nenhum tipo de violação de direitos. Assim, o SEAS promoveu o atendimento e orientação aos trabalhadores informais, realizando os devidos encaminhamentos à rede de serviços e aos benefícios socioassistenciais da Secretaria.

“Aproveitamos a ação para prestar orientações quanto aos nossos serviços, especialmente sobre os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde é possível se inscrever e atualizar o cadastro para os programas sociais do governo federal e ter acesso a outros benefícios. Foi uma oportunidade também de aproximar do público a Política de Assistência Social e efetivar uma das nossas principais estratégias que é a busca ativa”, afirmou Adayane Rodrigues, coordenadora do SEAS.

O SEAS segue realizando o monitoramento do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal e disponibiliza seus contatos para a população: 98870-3861 e 98870-3327.