A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), em parceria com a Destaque Propaganda e Promoções, empresa produtora do Carnatal, está promovendo uma ação educativa através da distribuição de material publicitário tipo violentômetro.

O material tem como objetivo mostrar às mulheres os tipos de violência de forma ilustrada e de rápida compreensão, garantindo assim que estas mulheres consigam identificar, prevenir e denunciar as violências. Foram confeccionados 45 mil cópias que estão sendo distribuídas juntamente com os abadás do evento a todos os foliões.

A distribuição deste material faz parte da campanha dos 16 Dias de Ativismo de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas deste ano. Dentro da campanha dos 16 Dias de Ativismo a Semul apresentou uma pesquisa realizada em bares, restaurantes e casas de eventos da cidade, na qual foi identificado que 52% das mulheres frequentadoras destes espaços já foram vítimas de algum tipo de violência, e 92% das mulheres violentadas não fizeram denúncias.