Com o objetivo de orientar os condutores de veículos sobre as formas corretas de estacionar na via pública e o respeito às vagas especiais nos estacionamentos e espaços públicos, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – promove a partir desta semana uma série de ações dentro da campanha “Vamos estacionar certo”.


O lançamento oficial da ação acontece sábado (11), no bairro do Alecrim, entre as 8h e 11h da manhã. O bairro escolhido é um dos mais movimentados da cidade e daí a importância de orientar os motoristas e condutores de motocicletas quantos às normas e condutas corretas na hora de estacionar o veículo.


A STTU lembra que além de desrespeito, estacionar sob a calçada é uma infração grave (Artigos 29, 68 e 181 - CTB) com multa de R$195,23 mais adição de cinco pontos na CNH. Já estacionar em vaga de idoso/deficiente é considerada infração gravíssima. A penalidade prevista pela legislação é multa no valor de R$293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.


Para os educadores e especialistas em comportamento no trânsito, a atitude de estacionar na calçada ou em locais proibidos revela muito sobre o condutor do veículo e sua relação com a cidade e o papel do cidadão. “Ao desrespeitar as normas do CTB e colocar o outro em risco, fica claro que o infrator está pensando em si, no seu próprio bem em relação aos outros. Não é bem assim que tem que ser. Há lei e a lei é para ser respeitada”, destaca a secretária da STTU, Daliana Bandeira.


Além da campanha e fiscalização permanente, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana orienta que quem observar um veículo estacionado de forma irregular na via pública ou numa vaga especial no estacionamento de shoppings e supermercados sem a credencial, por exemplo, deve informar ao órgão por meio do telefone 156. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.