Os assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Natal realizaram na manhã da quinta-feira (02), uma trilha ecoturística pela região da Praia do Forte, Zona Leste da cidade. Durante o passeio os assessores da SME exploraram o potencial pedagógico da Zona de Proteção Ambiental (ZPA 7), região de mangue, percorreram trilhas e também observaram a vida marinha da região, finalizando com uma aula de hidroginástica e relaxamento aquático na enseada da Praia do Forte.     

 
A aula passeio foi conduzida pelo assessor de Educação Ambiental da SME, Milton França (Miltão), explicando que a área de proteção ambiental é extremamente rica em atributos ambientais, paisagísticos, biológicos, além da parte histórica. “Por uma questão de falha cultural, geralmente se trabalha só o Forte dos Reis Magos, como se fosse o único elemento que merecesse visitação. Trabalho na região desde o ano de 1998 com os esportes aquáticos, e sempre reforço o grande potencial pedagógico da atividade. É importante trazer os professores formadores para ampliar o olhar com a história, biologia, geografia, o português, artes e todo mundo com o seu olhar, enxergue novas contribuições para o seu saber e sua área”, afirmou o professor Miltão.  

 
“Realizamos uma trilha onde os professores observaram um ambiente com restinga de duna, mangue, mangue atrofiado, e mangue mais saudável. É uma área muito viva, que se modifica a cada tempo, e nós temos aqui por exemplo, nessa pequena enseada, acontece desova de tartarugas, deixando a região muito rica de vida ambiental, sem contar das belezas naturais desse lugar”, ressaltou o professor França.

 
A chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Freire de Lacerda, reforçou que a ideia de realizar a caminhada foi para trabalhar a educação ambiental. “É importante visitarmos o nosso patrimônio cultural, como o Forte dos Reis Magos e as zonas de proteção ambiental. Elas apresentam um potencial didático muito grande, ainda pouco explorado. Então a ideia é mostrar aos assessores pedagógicos todo potencial de ecoturismo pedagógico que tem neste local. Além do mais, o professor Miltão conduziu a caminhada pensando também na parte corporal, com questão do alongamento para iniciar e com isso trabalhando o corpo em conjunto com a natureza”, disse.   

 
A assessora e professora de Geografia, Ana Beatriz Câmara Maciel, contou que a atividade contribuiu para ampliar os conhecimentos acerca da cidade e dos pontos turísticos. “É importante proporcionar também aos professores nos momentos de assessoramento para que possamos incentivá-los a vivenciarem com os alunos ao fim da pandemia. O benefício de conhecer é que quando temos esse sentimento de pertencimento do local e se faz com que a gente cuide, e com isso os turistas vem, e tem esse mesmo olhar de cuidado da área”, declarou a professora.