O mais conhecido reduto cultural e boêmio da Cidade Alta, o Beco da Lama, já exibe novos ares com a segunda etapa da obra de requalificação realizada pela Prefeitura de Natal. Os serviços estão próximos da conclusão e a previsão de reabertura é próxima semana. O prefeito Álvaro Dias, ao lado de secretários das pastas envolvidas, visitou o Beco da Lama na tarde desta quinta-feira (2) para conferir a finalização desta etapa. O gestor confirmou que o próximo passo será a renovação dos grafites que tem início nos próximos dias. 

“Vamos dar início à revitalização de todas as pinturas para reabrir em pouco tempo e entregar um lugar equipado para que as pessoas possam usufruir e se confraternizar num ambiente bonito e agradável. Esse é um espaço para o povo de Natal”, disse o Prefeito.

Com a intervenção, o pavimento está sendo todo requalificado, o piso nivelado e parte da fiação está embutida em quase toda a extensão, oferecendo um conceito moderno de via pública para pedestres. Já foram realizados testes de iluminação e ao longo da semana será feita a retirada dos equipamentos e limpeza. A restauração do Beco da Lama teve investimento do  próprio município na ordem de R$ 701.175,04, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) como parte do projeto de melhoria do Centro Histórico. 

O prefeito Álvaro Dias destaca a agilidade da obra e diz que o projeto segue com a reposição dos murais, assim como a conclusão do último trecho da obra que compreende a pavimentação, drenagem e iluminação da rua Coronel Cascudo até a Av. Rio Branco.  “Sou o maior entusiasta da reforma do Beco da Lama e estou muito satisfeito com o resultado dessa obra realizada pela Prefeitura. O Beco da Lama como pólo cultural ganha uma obra feita para ampliar o convívio das pessoas. Está mais moderna, bonita e acessível. Queremos que o Centro Histórico alavanque seu potencial turístico, atraindo novos negócios e gerando mais emprego e renda”, disse Álvaro Dias. 

A secretária da STTU, Daliana Bandeira, afirma que o Beco reabre ainda mais valorizado. “A obra vai valorizar ainda mais o lugar que respira cultura, arte urbana e ao longo do tempo abrigando bares, restaurantes e pequenos empreendimentos comerciais, com a repaginação na região”.

As intervenções estruturantes vão colocar um fim aos problemas de esgoto e alagamentos, assim como o calçamento precário. Foram realizadas obras de drenagem e pavimentação, posteamento com lâmpadas de led e melhoria paisagística com fiação subterrânea das redes de telecomunicações.

VISITAS

Além do Beco da Lama, o prefeito e equipe técnica do município visitaram a rua lateral ao antigo Cinema Nordeste, uma extensão da rua Dr. José Ivo que termina na rua Dr. Heitor Carrilho.Também conferiu a obra do calçadão da Av. Rio Branco, que está sendo recuperada pela Prefeitura. O emblemático edifício Ducal Palace Hotel também foi um dos locais visitados pelo Prefeito. O edifício guarda um capítulo da história de Natal e abriga obras importantes como as cerâmicas de Francisco Brennand. O local já foi sede das secretarias de Saúde e de Educação.