Na última semana, o secretário Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias, cumpriu agenda administrativa em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O titular da pasta foi acompanhado pela diretora do departamento de Segurança Alimentar, Marlene Ramalho, para conhecer a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais e o trabalho realizado pelo Banco de Alimentos daquela capital. Na ocasião, eles se reuniram com o presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS, Paulo Renê Bernhard, e com Gilmar Shimenes, gerente de operações da instituição. A viagem teve o objetivo de buscar a experiência gaúcha para a reestruturação do Banco de Alimentos de Natal, administrado pelo departamento de segurança alimentar da Semtas.

“O banco de alimentos trabalha na captação de alimentos junto à iniciativa privada e junto a doações voluntárias para que se abasteçam todos os serviços socioassistenciais de Porto Alegre. O serviço é mantido com recursos captados do setor público, por meio de editais, e são recursos incentivados através da dedução do Imposto de Renda de empresas e de pessoas físicas. Então, com esses recursos, eles conseguem fazer projetos e manter toda a estrutura de captação, armazenamento e distribuição de alimentos”, destacou o secretário Adjuto Dias.

Formado por um grupo de empresas e instituições não-governamentais, o Banco de Alimentos interage como um gerenciador de arrecadação, recepção e distribuição de doações para entidades assistenciais cadastradas. O Banco de Alimentos de Porto Alegre foi o primeiro criado no Brasil e hoje é referência no combate à fome e à desnutrição. Durante a pandemia distribuiu mais de 2 milhões de quilos de gêneros alimentícios beneficiando cerca de 300 instituições de Porto Alegre.

“Nosso objetivo, enquanto banco de alimentos, é reduzir o desperdício e combater a fome através da arrecadação de alimentos provenientes de doações por meio de articulação com setor alimentício. A experiência exitosa que hoje é desenvolvida em Porto Alegre trouxe um grande aprendizado, e saímos de lá na certeza que é possível reestruturar esse programa, como equipamento de segurança alimentar e nutricional e promotor da saúde, já que compõe um dos eixos de trabalho da Semtas, que é o da segurança alimentar”, afirmou Marlene Ramalho.

Ao final da visita, Adjuto Dias e Marlene Ramalho receberam uma medalha de agradecimento pela visita. A honraria é destinada àqueles que conhecem o Banco e expressam o desejo de tê-los como parceiros.