O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo promoveu a XI Exposição Cultural com a temática “A construção da cidadania através das interações com a ciência, a tecnologia e a literatura infantil”. A unidade de ensino localizada no bairro de Lagoa Azul, zona norte atende atualmente 329 crianças distribuídas nos níveis I ao IV da Educação Infantil.

A gestora pedagógica Maria de Fátima Xavier Penha explicou a importância de realizar uma exposição cultural depois de muito tempo, por causa da pandemia da Covid-19. “Realizamos a nossa exposição cultural com a construção das atividades desenvolvidas pelas crianças desde o nosso retorno presencial, mas também das atividades realizadas nas atividades não presenciais. A importância desta exposição é que conseguimos mesmo neste período pandêmico realizar atividades que são prazerosas para as crianças e que refletem no aprendizado”.

Presente na exposição realizada na última sexta-feira (19), José Maria Santos, é pai de Ágata Marina Santos, de quatro anos, que foi conferir o resultado das atividades realizadas pela filha. “É muito gratificante ver que ela vem se desenvolvendo bem. Acompanhar o dia a dia dela na escola é muito importante para o desempenho dela. Ela gosta muito do ambiente escolar”.

Nos corredores do CMEI atividades como poemas “O Gato” de Vinícius de Moraes, “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, “O Sanduíche de Maricota”, “A dona aranha”, “O Pato”, e “O Girassol” de Vincent Van Gogh. Além das atividades escritas, todas as crianças se apresentaram com músicas e teatro, como “Duelo Mágico”, “Cantiga de Roda”, “Dramatização do Gato Xadrez”, “Lavando Roupa” e “Fit Kids Salada de Frutas”.

Os alunos da Escola Municipal João Paulo II, visitaram a exposição cultural. O gestor administrativo Hellyson Ribeiro falou da importância dos alunos visitarem o CMEI. “A Escola Municipal João Paulo II juntamente com o CMEI, eles formam um complexo escolar. Os alunos que finalizam o processo de ensino aprendizagem no CMEI, em sua maioria são encaminhados para a Escola M. João Paulo II. Então, eles já chegam em nossa escola com a memória afetiva e pedagógica bem forte do CMEI. Então, é uma oportunidade de revisitar o ambiente que eles estavam adaptados”.