A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), por meio do Departamento da Atenção Básica e o Núcleo de Tuberculose, está apoiando suas unidades de saúde para que sejam realizadas ações de conscientização à Tuberculose durante esta semana. Pela manhã, as UBS de Natal realizam salas de espera e rodas de conversas com seus usuários, sobre os cuidados para a prevenção da doença. O Dia Nacional de Combate à Tuberculose é comemorado nesta quarta-feira (17).

De acordo com a chefe do Núcleo de Tuberculose e Hanseníase, Albertina Bessa, "a data tem como objetivo conscientizar por meio de ações de mobilização, conscientização, sensibilização e prevenção da doença, considerada um problema de saúde pública. Todas as unidades de saúde de Natal fazem o tratamento contra a tuberculose, mas também promovemos a prevenção da doença”, destacou.

Tuberculose
A tuberculose é uma doença transmissível, causada pela bactéria conhecida como bacilo de Koch e afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos, como rins, pele e ossos, dentre outros. Para alertar e conscientizar foi escolhido a data do dia 17 de novembro para ser celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. Só no Brasil, são mais de 90 mil casos e mais de 20 mil mortes por ano.