Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura do Natal retoma o calendário de eventos com a realização do Natal em Natal 2021. Os festejos, que têm como tema “Natal do Recomeço”, começam oficialmente no dia 19 de novembro, quando a tradicional Árvore de Mirassol será acesa pelo prefeito Álvaro Dias.

Considerada a maior árvore de natal do país, a estrutura presente na Praça de Mirassol tem 120 metros de altura, com duas camadas repletas de luzes nas cores azul e dourado. As tonalidades foram escolhidas uma vez que representam os símbolos de prosperidade e alegria.

A Árvore de Natal de Mirassol está sendo instalada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a pasta responsável pela decoração natalina da cidade. Seguindo o projeto do executivo municipal, a decoração da cidade ficará concentrada nos polos da festa.

O prefeito Álvaro Dias, que tem ido conferir o andamento da montagem da árvore, bem como toda a estrutura do entorno onde haverá programação diversificada de lazer e cultura, convida a população e turistas para conferir as atividades tradicionais dentro das festividades do Natal em Natal, que se prolonga até janeiro.

“Vamos acender a árvore de Natal para marcar o início  das festividades do Natal em Natal, neste final de ano, com alegria. No local, teremos toda aquela movimentação que temos tradicionalmente nesta época do ano. É o Natal do recomeço”, enfatiza o prefeito, referindo-se à reabertura de atividades na cidade, possibilitada com o avanço da vacinação.

Segundo Irapoã Nóbrega, titular da Semsur, o Natal em Natal de 2021 será mais enxuto em relação aos anos anteriores. No entanto, a festa receberá todo o destaque necessário e será atrativa para os natalenses e turistas que estiverem na cidade entre os meses de novembro e janeiro.

“Durante o último ano enfrentamos algo que, para muitos, era inimaginável. Boa parte das verbas foi destinada ao enfrentamento do Coronavírus e isso trouxe resultados positivos. Apesar de termos um orçamento menor, iremos dar aos moradores de nossa cidade um natal perfeito, ideal e possível. A decoração deste ano será concentrada nos polos da festa. Queremos que os natalenses sintam que estamos superando essa pandemia em conjunto”, destacou Irapoã Nóbrega.

Locais
A decoração da cidade será concentrada em pontos específicos. Na zona Leste, o Centro Histórico de Natal terá iluminação especial nas igrejas tombadas pelo patrimônio histórico, além do Palácio Felipe Camarão, Instituto Histórico, Catedral Metropolitana, Beco da Lama, Centro Cultural Ruy Pereira e a Rua João Pessoa. Também será instalada decoração na Escadaria de Mãe Luíza.

Já na região Sul, a Praça de Mirassol vai contar com a tradicional árvore de Natal, além de um túnel luminoso e a Casinha do Papai Noel. A Via Costeira e as avenidas Praia de Ponta Negra e Roberto Freire também receberão intervenções. Na zona Norte, a Semsur irá instalar decoração nas áreas de Lazer do Panatis e Marinho Chagas, no Ginásio Nélio Dias, no Centro Cultural Jesiel Figueiredo e no Viaduto da Redinha.

Este ano, a cidade terá 16 árvores de Natal. A principal será a de Mirassol, com 120 metros de altura. Também está prevista a instalação de 10 árvores ornamentais nos canteiros da Via Costeira e uma de 15 metros de altura na Av. Praia de Ponta Negra. As demais serão instaladas na zona Norte – sendo uma ornamental no entorno do Viaduto da Redinha e três árvores de 30 metros no pátio do Ginásio Nélio Dias e nas áreas de Lazer do Panatis e Marinho Chagas.

“Junto com as árvores, nós iremos entregar um túnel de aproximadamente 100 metros de extensão na Av. Praia de Ponta Negra. Ele será iluminado nas cores branca e dourada e terá uma árvore tipo pinheiro com 15 metros de altura no centro. Escolhemos o local por ser uma área ampla, com uma grande presença de público. Desde moradores de Natal a turistas. Será uma grande atração do Natal em Natal”, anunciou o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega.

Para a decoração natalina deste ano, a Semsur realizou a contratação de duas empresas. São elas: Ecoluz Iluminações LTDA EPP e Potiguar Locações e Serviços Eireli. O valor global de contrato é de R$ 1.544.775,87 e R$ 2.436.379,23 respectivamente. Os contratos foram firmados via processo licitatório e venceram as ofertas de menor preço. Cada empresa ofereceu 40% de desconto, o que resultou numa economia de aproximadamente 19% em relação ao valor investido na decoração de 2019. A verba utilizada é da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (fonte Cosip), que é voltada exclusivamente para serviços de iluminação.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos de Natal, já está definida a decoração dos seguintes locais:

- Pórtico dos Reis Magos – BR-101

- Três Reis Magos – BR-101

- Três Reis Magos – Av. João Medeiros Filho

- Praça da Árvore de Mirassol – Mirassol

- Av. Praia de Ponta Negra – Ponta Negra

- Av. Roberto Freire – Capim Macio e Ponta Negra

- Via Costeira

- Viaduto da Redinha

- Área de Lazer do Panatis

- Área de Lazer Marinho Chagas

- Espaço Cultural Jesiel Figueiredo