Entre a Vila de Ponta Negra e o Morro do Careca, um dos cartões postais da cidade, existe um caminho cheio de flores e dores chamado Beco Sátiro Dias. Com o apoio da Prefeitura de Natal, através da Fundação Capitania das Artes e Prefeitura do Natal e das Secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e de Serviços Urbanos (Semsur), o beco foi revitalizado com a arte do grafite e agora também passa a ser conhecido como Beco das Cores.

Através do projeto Coletivo das Cores, idealizado pelos próprios moradores da Vila de Ponta Negra, com respaldo dos empreendedores da região, os artistas resgataram na parede do muro que dá acesso à praia de Ponta Negra a história local por meio do grafite, levando crianças e adolescentes a ter a oportunidade de retratar seus sonhos, dores, valores e cotidiano através da arte, colorindo as ruas e afastando-os da ociosidade e da marginalização.

A Vila está localizada nas proximidades da orla da praia de Ponta Negra e da principal avenida do bairro e, por essa razão, a especulação imobiliária e o tráfego de turistas na região é intenso. Segundo os participantes da ação, a maior intenção do projeto é oportunizar um novo olhar para a Vila, um olhar amoroso, um olhar sem o estigma da violência, é desmistificar que a Vila é perigosa, que a violência não é propriedade da Vila, ela pode estar em todo e qualquer lugar.

Arte urbana
O prefeito Álvaro Dias tem investido em obras de arte urbana por toda a cidade, tornando os espaços públicos em verdadeiras galerias a céu aberto. “A Prefeitura do Natal não tem medido esforços para deixar a cidade mais bonita e agradável. A Vila de Ponta Negra ganhou com o grafite cor e beleza e esperamos que agora se torne mais um ponto turístico a ser visitado. Assim como o Beco das Cores, temos as pinturas dos painéis de arte grafite do Beco da Lama, do Espaço Cultural Ruy Pereira e a intervenção artística em formato de mosaico nos pórticos e degraus da escadaria de Mãe Luiza, em Areia Preta. Todo este trabalho faz parte de um conjunto de ideias que nós temos colocado em execução para valorizar a arte e os artistas na nossa cidade. Tudo isso será inaugurado em breve”, promete o prefeito.

A Prefeitura do Natal disponibilizou sete artistas do grafite para completarem o corredor dos mestres da cultura popular da Vila através do edital de Grafite, além da pintura do muro branco e limpeza da área. “A Prefeitura está enxergando a Vila e foi grandiosa e fundamental a articulação dos secretários Dácio Galvão e Adjuto Dias para a conclusão do projeto. A Vila tem o maior cartão postal da cidade, mas tem muito mais, temos os mestres da cultura popular que merecem ser vistos em exercício pleno de seus talentos para que seu legado não seja extinto, temos artistas plásticos, artesãos, temos uma infinidade de atrações culturais e um povo acolhedor com muita vontade de compartilhar esse lugar com todos. Agradecemos à Prefeitura por essa parceria e convidamos todos a conhecerem os encantos da Vila de Ponta Negra”, afirma a coordenadora do projeto, Nathy Passos.

"Projetos de arte urbana como o Beco das Cores mostram que a política pública de valorização deste segmento já está sendo apropriada pela classe artística e a comunidade, em parcerias e novos trabalhos. O que no primeiro momento começou com o Beco da Lama e o Centro Histórico, hoje é uma realidade em todas as regiões da cidade", reitera o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Grandes personalidades do congo, pastoril, lapinha que fizeram história no bairro, além das rendeiras, que representam as 94 mulheres rendeiras da vila, foram homenageadas nas pinturas com o objetivo de que as crianças do bairro conheçam melhor essa cultura e que provoquem nelas o desejo de dar continuidade a esse legado. “As pessoas devem ver a Vila com um olhar diferente. Muito mais do que uma oportunidade de lazer e diversão, o projeto carrega a expressão artística em suas ações, permitindo o desenvolvimento do potencial criativo dos participantes. O maior legado de uma população é o seu território, seu lar, sua cultura e os seus costumes. Colorir um beco esquecido, com arte urbana, homenageando os mestres da cultura local, é mais do que um ato de resistência, é a oportunidade de resgatar a essência dos moradores desse lugar tão estigmatizado, dando voz à comunidade e tornando a região mais um ponto de experiência turística a partir da arte urbana, alcançando assim o público nacional e internacional, tendo em vista que Natal é um dos destinos mais procurados por visitantes brasileiros, latinos e europeus”, completa Nathy.