Para conscientizar a população masculina a procurar os serviços de saúde para consulta médica, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), por meio das unidades básicas de saúde, se preparam para a Campanha Novembro Azul. Durante todo o mês há estímulo para que o homem cuide de sua saúde periodicamente de forma integral, especialmente em consultas de rotina, com intuito de prevenir diversas doenças além do câncer de próstata.

 
Atividades como rodas de conversa, palestras, orientações, testes rápidos, entre outras atividades educativas, serão desenvolvidas diariamente nas UBS de Natal durante a sala de espera dos atendimentos. O objetivo é integrar cada vez mais a promoção da saúde masculina, fazendo com que aumente a procura deste público nas consultas e demais serviços nas unidades.

 
A partir dos 40 anos é indicado que os homens aumentem a rotina de consultas médicas e passem a realizar anualmente o exame de próstata, uma vez que este tipo de tumor apresenta maior incidência nessa fase de vida. “A SMS Natal incentiva ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde da população masculina com a perspectiva da formação de vínculos e do cuidado durante o ano todo, mas em novembro há um apelo maior pela saúde do homem em virtude da campanha Novembro Azul”, destacou a chefe do Núcleo da Saúde da Mulher e do Homem, Ana Paula Magalhães.