Após uma série de medidas de contenção em decorrência da pandemia da Covid-19, os cemitérios públicos de Natal voltaram a receber visitas sem restrições no Dia de Finados. Segundo o setor de Cemitérios da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o número de visitantes este ano foi maior que o do ano passado, mas ainda foi 40% inferior ao dos anos pré-pandemia.

Muitos parentes e amigos visitaram os túmulos dos entes queridos como uma forma de amenizar a saudade. Todos os equipamentos tiveram programação religiosa. Os locais mais visitados foram o Bom Pastor I e II, Alecrim e Nova Descoberta. A estimativa é de que os oito cemitérios receberam um total de 60 mil visitantes. O número é 40% menor do que o registrado nos anos que precederam a pandemia da Covid-19. Em 2019, a média de público foi de 100 mil pessoas.

Segundo o secretário Irapoã Nóbrega, as pessoas estão aos poucos voltando à normalidade, porém estão preferindo visitar seus entes nos dias anteriores e posteriores ao feriado de Finados. “Ano passado fizemos uma campanha para estimular as visitas aos túmulos antes e após o Dia de Finados. Essa foi uma opção que encontramos para evitar aglomerações e a possibilidade de aumentar a transmissão do coronavírus. Este ano, apesar dos números positivos e do avanço da vacina, as pessoas ainda estão sendo cautelosas e optaram por visitar seus entes fora do feriado. Com isso, o número de visitantes ficou em torno de 60 mil pessoas, quando o normal era de aproximadamente 100 mil”, explicou o titular da Semsur.

Apesar de não terem sido impostas restrições, a equipe de Fiscalização da Semsur realizou um trabalho de ordenamento do entorno dos equipamentos, orientando os ambulantes sobre o distanciamento de bancas, uso de máscara e álcool gel, bem como a deixarem as calçadas livres para a movimentação de pedestres. O objetivo era evitar aglomerações nas calçadas e portões dos cemitérios.

De acordo com o setor de Fiscalização da Semsur, apenas duas intercorrências com comerciantes informais foram registradas pela prefeitura. Uma ocorreu no cemitério do Bom Pastor I e a outra no Cemitério do Alecrim. Apesar da constatação das irregularidades, a situação com os comerciantes foi rapidamente resolvida  e não houve prejuízo aos espaços e acesso aos cemitérios.