Os estudantes do 4º e 5º ano das escolas municipais de Natal estão participando da 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP Nível A). Na terça-feira (26), os alunos fizeram as provas da OBMEP, nas unidades de ensino.

A OBMEP Nível A é uma prova de fase única que consiste em 15 questões objetivas. A elaboração e disponibilização do material de provas é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que traz na abordagem das questões as características de raciocínio lógico e criatividade já conhecidas da OBMEP, competição realizada desde 2005 pelo Instituto para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Naire Capistrano, e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, acompanharam a realização das provas nas escolas municipais Santos Reis e Nossa Senhora da Apresentação. “A OBMEP Nível A está acontecendo em nove escolas da Rede Municipal de Natal, destinada aos alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma ação cultural que tem como objetivo incentivar os estudantes em relação aos conhecimentos matemáticos e assim, contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica. A orientação da SME é encaminhar a Olimpíada de forma lúdica para que todos os estudantes participantes se sintam campeões”, afirmou a professora Naire.

“Recebemos o convite da SME e aceitamos o desafio. É o primeiro ano que a escola participa desse nível, de 4º e 5º ano. Sempre participávamos apenas do 6º ao 9º ano. Aproveitamos a oportunidade, embora diante do quadro da pandemia, para avaliarmos como está a aprendizagem dos alunos, depois desse retorno”, ressaltou a gestora pedagógica da Escola Municipal Santos Reis, Leila Carla Teixeira.

Já a gestora pedagógica da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Maria Ziane de Araújo Dantas, conta que a escola participa com 350 alunos, distribuídos em 10 turmas. “O período das olimpíadas é um momento de oportunidade para os alunos colocarem em jogo os seus conhecimentos, o que nos deixa muito felizes, porque vai ser avaliado o trabalho que está sendo feito, apesar de ser em um momento de pandemia'', frisou a diretora.

Quem também estava acompanhando o andamento da OBMEP nas escolas da Rede era a assessora pedagógica de Matemática do Departamento de Ensino Fundamental, Romeica Cristina Martins, que relatou: “Estamos fazendo uma visita para observar a organização e orientarmos os professores e gestores no preenchimento dos formulários. Quem elabora as provas e distribui é o Ministério da Educação (MEC). A Olimpíada Nível A não tem aquele teor competitivo que a OBMEP dos anos finais tem. Toda a premiação, divulgação das maiores pontuações é feita pela Secretaria, no caso a nossa do município de Natal”, explicou a assessora do DEF.