Pessoal está preparado para auxiliar a Defesa Civil do Município em casos de emergência. Cerimônia de formatura foi nesta terça-feira. Até o fim do ano, outros três Nudecs deverão ser criados.

A Prefeitura de Natal, em uma ação inédita no Rio Grande do Norte, formou 55 subcoordenadores do primeiro Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). O Núcleo é formado por pessoas da comunidade de Mãe Luíza, que, agora, estão prontas para auxiliar a Defesa Civil do Município em casos de emergência ou catástrofes. A cerimônia de formatura dos subcoordenadores e de criação do primeiro Nudec de Natal aconteceu na noite desta terça-feira (22), na escola Monsenhor Alfredo Pegado.

As pessoas que integram o Nudec foram capacitadas para ajudar a Defesa Civil em sinistros. “Essas pessoas receberam aulas teóricas e, a partir de agora, passarão a ser as primeiras que iremos procurar caso haja alguma necessidade. É claro que trabalhamos para evitar qualquer transtorno. Mas, se necessário, iremos contar com esses subcoordenadores”, falou o coordenador da Defesa Civil de Natal, coronel Marcos Pinheiro.

Foram os próprios subcoordenadores que escolheram o coordenador do Nudec de Mãe Luíza. Será o pastor evangélico Sérgio Roberto. “Nós estamos entrando para a história do nosso bairro, da nossa cidade e do nosso Estado. Esse grupo integra o primeiro Nudec do Rio Grande do Norte. É um trabalho voluntário e a população de Mãe Luíza, a partir de hoje, pode dormir mais sossegada, pois sabe que há pessoas preparadas para ajudar em casos de emergência”, frisou Sérgio Roberto.

A intenção da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) é criar até o fim do ano mais três Nudecs, que atingirão as outras três regiões administrativas da capital potiguar. “Começamos pela zona Leste porque, como todos sabemos, Mãe Luíza ainda apresenta áreas de risco. Mas vamos criar outros Nudecs, o que vai ajudar em muito a Defesa Civil. Isso que está ocorrendo em Mãe Luíza é a prova de que a Prefeitura de Natal trabalha com cidadania em prol do cidadão, que acaba se integrando mais pela sua comunidade”, falou o secretário Sérgio Leocádio em discurso na cerimônia de entrega dos diplomas dos subcoordenadores formados.

Os próprios recém-formados subcoordenadores do Nudec de Mãe Luíza se orgulharam de fazer parte da história da Defesa Civil potiguar. O vidraceiro José Humberto da Silva disse estar pronto para ajudar a comunidade. “Estou preparado para ajudar não só as pessoas da minha comunidade, mas também de todos os bairros de Natal. Queremos ser o elo de ligação com outras comunidades, mostrar a importância dos Nudecs para cada local de Natal. Falo isso com o maior orgulho do mundo”, ressaltou Humberto.

Nudec
Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, o Nudec deve ser formado por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que participa de atividades de Defesa Civil como voluntário. A instalação do Nudec é prioritária em áreas de risco de desastres e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres.

O Nudec deve reunir-se, frequentemente, em local determinado para elaborar o planejamento das atividades que deve conter: nome, telefone e endereço do coordenador da equipe; nome, telefone e endereço dos membros das equipes; os recursos disponíveis e necessários para desenvolver as atividades de defesa civil no município; as atividades a serem desenvolvidas pelas equipes de trabalho; as metas a serem alcançadas; o prazo de duração dos trabalhos; e a avaliação do desempenho das atividades.

O Nudec deve ainda incentivar a educação preventiva; organizar e executar campanhas; cadastrar os recursos e os meios de apoio existentes na comunidade; coordenar e fiscalizar o material estocado e sua distribuição; e promover treinamentos.