O executivo municipal, por intermédio da Lei nº 7.189, publicada nesta quarta-feira (01), no Diário Oficial do Município (DOM), instituiu o Dia do Bairro das Quintas, a ser comemorado anualmente em 1º de setembro, data em que celebra sua criação. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Natal. Ainda pelo mesmo decreto, no Dia das Quintas “serão evidenciados os valores culturais e raízes de um povo denominado ‘Quintense’”. Hoje, o bairro completa 304 anos.

O prefeito Álvaro Dias também sancionou a Lei n º 7.190, de 31 de agosto de 2021, que denomina de Jonaldo Batista de Medeiros (desportista) o Centro Desportivo do Bairro das Quintas (CDBQ). Outra Lei aprovada na Câmara Municipal do Natal e sancionada por Álvaro Dias, a Lei n º 7.191 de 31 de agosto de 2021, denomina de Petrônio Medeiros o Mercado Público das Quintas, localizado entre as Ruas Pedro Novo e São Geraldo. O logradouro ganhará uma placa alusiva ao nome.

História

Antigo caminho de Natal para Macaíba, as Quintas era uma região de sítios e fazendas. Seu nome deriva do século XVIII, quando a região era formada por sítios e granjas, margeando o rio Potengi, cortado pelo riacho das Quintas ou rio das Lavadeiras. O bairro era também lugar de “festas compridas e gostosas como cana-de-açúcar”, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo na obra “História da Cidade do Natal”.

As Quintas foi criada oficialmente, em fins da década de 1940, durante a administração do Prefeito Sylvio Pedroza, e mantém seus limites atuais desde 1994. Conforme CASTRO (2007, p.983): “por mais de 20 anos, Quintas foi o limite da cidade ao norte, onde havia a ‘corrente’, local de parada obrigatória de veículos para inspeção dos guardas da fiscalização estadual. Era popularmente conhecida como ‘Quintas profundas’”.

O bairro sediou o primeiro matadouro de Natal (onde hoje fica a sede da Companhia de Limpeza Urbana de Natal, a Urbana). Também abrigou o Cinema São José e uma amplificadora (sistema de som instalado em diversas ruas que divulgava as manifestações da cultura popular).