O Município de Natal é destaque no maior programa de promoção do desenvolvimento da primeira infância no País, o Criança Feliz. Nesta quinta-feira (26), a equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), responsável no município  pela execução do programa, esteve em Brasília no Seminário Nacional da Primeira Infância, para serem homenageados por suas práticas exitosas durante a pandemia.

A solenidade buscou traçar um balanço das ações executadas nesses quase dois anos de programa e discutir a importância da intersetorialidade e da qualidade na visita domiciliar para a atenção integral à criança na primeira infância. As equipes fizeram várias visitas de forma remota e presencial, para manter o programa funcionando no município obedecendo todas as normas de segurança sanitária.

Presente na solenidade, o prefeito Álvaro Dias, enfatizou a competência e dedicação da equipe. "Natal teve êxito no desenvolvimento das ações do Criança Feliz e, ao longo desse tempo, vem desenvolvendo diversos projetos. Os visitadores e supervisores têm feito um trabalho de excelência. Agora principalmente tem tido um maior número de visitadores, o que é um ponto positivo desde o início da sua implantação, pois possibilitou por consequência um maior atendimento a um número crescente de crianças no município e que levou aos resultados evidentes desse trabalho, só posso parabenizar pelo excelente trabalho desenvolvido", comentou.

O prêmio foi entregue ao secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias pelas mãos da secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira, que elogiou o desempenho do município na realização das atividades durante a pandemia do novo coronavírus. "Natal está de parabéns por todas as atividades desenvolvidas neste momento de pandemia pela equipe do programa, superando nossas expectativas e fazendo um trabalho de excelência. Nos enche de alegria", afirmou.

O secretário da Semtas, Adjuto Dias, ressaltou o empenho e o trabalho desenvolvido pela equipe do programa "O reconhecimento reforça o grande compromisso da nossa gestão com a primeira infância e mostra que estamos no rumo certo, que os nossos esforços estão surtindo efeito, mas mostra também que é grande o nosso desafio na luta por uma melhor qualidade de vida para a nossa primeira infância e o quanto a nossa equipe é dedicada e comprometida", afirmou

Segundo Adjuto Dias, o programa realizou no município desde que aderiu o programa em novembro de 2019 e desde o início das suas atividades em meados de 2020 o cadastro de mais de 1467 usuários cadastrados e 28.049 visitas realizadas de forma presencial e remota, resultado este considerado de total importância para o público atendido. “Tudo isso é resultado de uma pactuação do Governo Federal e a gestão municipal  que tem dado uma grande contribuição para execução do programa. Ano passado,  a nossa equipe contribuiu significativamente com essas famílias em vulnerabilidade social. Para todos nós, isso é uma alegria. É o resultado de muito trabalho, esforço, dedicação, de muita gente, de todos que fazem parte do programa criança feliz e que fazem parte do município e contribui significantemente para o desenvolvimento do programa”, comentou.

Os visitadores e supervisores são responsáveis por manter esse contato com a comunidade das regiões administrativas para estimular o desenvolvimento infantil e fortalecimento das famílias que têm crianças entre zero e seis anos de idade. “Em razão da pandemia, diversas áreas foram desafiadas a buscar alternativas para dar continuidade aos atendimentos sociais, e a equipe do Criança Feliz rapidamente conseguiu estabelecer rotinas de trabalho. A premiação destaca a dimensão do programa Criança Feliz em Natal e o quanto estamos nos esforçando para realizar um bom trabalho no município. Esses profissionais contribuíram para o aprimoramento das práticas de pais e cuidadores, em especial, neste período de isolamento social, que exigiu maior atenção com as crianças de zero a seis anos. Levar esse prêmio para nossa cidade é um reconhecimento importante e mostra o compromisso da gestão para o desenvolvimento infantil”, destaca Danielly Rodrigues, Coordenadora do Programa no município.

Em Natal, o Programa Criança Feliz atende pessoas entre gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças com deficiência (0 a 6 anos), oferecendo estímulos para o desenvolvimento. O atendimento é realizado por 40 visitadores sociais, a partir dos 5 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), com supervisão de 4 supervisores de nível superior.