O mês de agosto chegou e com ele a campanha nacional do Agosto Lilás, que este ano tem uma significação ainda mais especial com o aniversário de 15 anos da Lei 11.340, a Lei Maria da Penha, um marco na luta pelo fim da violência contra a mulher. A lei é considerada pela ONU uma das três mais completas do mundo no que diz respeito ao combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar, e mesmo com tantos avanços conquistados ao longo dos anos, o tema da violência contra a mulher permanece pautando os noticiários diariamente.

A campanha Agosto Lilás se volta para provocar na sociedade uma reflexão da necessidade urgente de uma mudança de atitude, do combate efetivo à violência doméstica e familiar, de levar mais informação e conhecimento às pessoas acerca das tipificações das violências que são praticadas contra as mulheres e suas punições, além da importância de se fazer a denúncia do agressor que, aliás, pode ser anônima.

“Agosto é lilás, mas todos os nossos dias, todos os meses de nossas vidas são lilases no que diz respeito ao combate e ao enfrentamento à violência doméstica e familiar. Todas as ações de prevenção e campanhas de conscientização que pudermos fazer, não se encerram em agosto, porque a violência contra a mulher não seleciona classe social, raça ou credo, não escolhe dia, local nem hora para acontecer, ela está presente em toda parte como uma triste realidade que deve ser enfrentada todos os dias. A luta é diária, é incansável e é responsabilidade de todos nós”, destaca a secretária Andréa Ramalho.

Assim, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), realiza programação especial neste mês direcionada ao Agosto Lilás, abrindo com o webinar “15 anos da Lei Maria da Penha – Direitos na Lei e na Vida”. O evento contará com palestra da Procuradora Celli Castim, dia 18, das 9h às 11h, e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura do Natal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando Aqui

Por ocasião do webinar, haverá o lançamento do Formulário on line “Grupo de Mulheres do Município de Natal”, um instrumento que pretende montar um banco de dados com a finalidade de ser utilizado exclusivamente pela gestão da Semul para fomentar ações e programas voltados para mulheres e grupos específicos de mulheres vulneráveis no âmbito do município de Natal. O acesso ao formulário se dá através do site da Prefeitura do Natal clicando no banner cuja chamada é “ATENÇÃO, MULHERES DE NATAL!” (https://www.natal.rn.gov.br ).

Durante todo o dia 20, na modalidade presencial, será realizada a abertura da edição 2021 do Capacita Semul, uma ação interna voltada ao aperfeiçoamento do atendimento dos servidores da secretaria e de nossos equipamentos (Casa Abrigo Clara Camarão e Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser), cujo tema “A escuta do acolhimento em situação de risco – O trauma e o acolhimento psicossocial”, terá como facilitadora a psicóloga Ana Patrícia. Nesta edição, a capacitação acontecerá em 6 módulos, iniciando no Agosto Lilás e sendo concluído no mês de setembro.

Dia 26, será a vez do programa Maria da Penha vai à Escola, na modalidade virtual, das 9h às 11h, uma ação interna de caráter preventivo que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contemplando a Lei Municipal 6.687/2017, cujo objetivo é aproximar e fortalecer o diálogo sobre a violência de gênero com a comunidade escolar, a fim de subsidiar o fomento de práticas educativas na perspectiva da prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. A Semul tem o papel de levar à comunidade escolar conhecimentos da Lei Maria da Penha com suas atualizações, dar amplo conhecimento da Rede existente de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar e envolver a escola nesse processo de construção de uma sociedade de paz.

PROGRAMAÇÃO AGOSTO LILÁS

18/08 – Webinar

“15 anos da Lei Maria da Penha – Direitos na Lei e na Vida”

Palestrante: Celli Castim