“Proteger, respeitar, cuidar e promover a dignidade das pessoas idosas é dever de todos nós”. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal promoveu uma ação de encerramento do Julho Branco no último sábado (31), das 9h às 13h. O evento foi realizado na Praça Augusto Leite, no bairro de Tirol.

Durante as as atividades foram realizadas as seguintes ações com o público idoso: Aferição de pressão arterial; realização de medição da glicemia capilar; realização de imunização para Influenza (vacina da gripe); teste rápido para hepatite viral; orientações quanto aos cuidados com o pé diabético; orientações quanto ao uso e distribuição de cadernetas de saúde da pessoa idosa; orientações à saúde bucal; distribuição de kit de higiene bucal; atendimento médico; prática de dança; incentivo à prática de exercícios físicos e funcional; distribuição de máscaras; prática de jogos e atividades de estimulação cognitivas; psicoeducação sobre o envelhecimento saudável e sobre o sono no envelhecimento; e orientações sobre higiene do sono.

“Atendendo à nossa solicitação, a STTU montou uma estratégia com posicionamento de cones para que não houvesse aglomeração dos idosos. Também terá ilhas com tendas para os serviços ofertados, onde os idosos que chegam vão fazer uso desses serviços de acordo com sua necessidade”, informa Luciana Olinto do Bu Silva, coordenadora do evento e enfermeira do Departamento de Atenção Especializada (DAE) SMS Natal.

Nesta ação, a SMS Natal entra como parceira com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), SEL, SEMTAS, OAB, UFRN, CMPI e VISA NATAL.

JULHO BRANCO
Instituído no calendário oficial de eventos do Município do Natal, por meio do Decreto n° 6713/2017, objetivando o desenvolvimento de campanhas alusivas à dignidade da pessoa idosa, ao envelhecimento saudável e à conscientização quanto à violência contra idosas(os), devendo ser celebrado anualmente.