Apesar do trabalho de modernização e eficientização da iluminação da orla da cidade, a Prefeitura do Natal vem enfrentando recorrentes casos de furto de cabeamento, em especial a fiação da iluminação da área de calçadão das praias. Na noite desta segunda-feira (28), a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), registrou um apagão na Escadaria de Mãe Luíza. O incidente foi ocasionado após tentativa de furto de cabeamento no local. Esse foi o segundo episódio no mesmo local em um intervalo de pouco mais de duas semanas.

Antes disso, o município registrou pelo menos quatro ações de tentativas ou furto de cabeamento entre os dias 18 e 25 de junho. Os episódios foram registrados no calçadão das Praias do Meio e dos Artistas; na orla de Areia Preta; na Praça das Mangueiras, em Lagoa Nova; e na Praça Dom Pedro II, no Alecrim.

A Prefeitura investiu um total de R$ 7 milhões no projeto de modernização da iluminação da orla da cidade. Apesar do investimento, a cidade vem enfrentando prejuízos constantes, uma vez que furtos atingem diretamente a comunidade devido aos apagões gerados pelos atos de vandalismo.

Outra consequência gerada pelas ações criminosas é o represamento de serviço em outras regiões. Segundo o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, diversas vezes a Secretaria precisa deslocar uma equipe de uma região com necessidade real de reparo, para que o apagão proveniente de furtos seja solucionado.

Ainda de acordo com Irapoã Nóbrega, os casos fogem do controle da Prefeitura e da Secretaria, e todo o trabalho para minimizar os transtornos é paliativo. “Infelizmente é uma situação de segurança pública e a única forma disso acabar em definitivo é através de um trabalho ostensivo das forças de segurança junto com o apoio da população através das denúncias. A Semsur também realiza fiscalizações constantes”, informou o secretário.

Como tentativa de solucionar o problema, o executivo municipal está concretando toda a área que comporta os fios para dificultar a ação dos criminosos. Além disso, a Semsur vem mantendo um diálogo constante com as polícias civil e militar, além da Guarda Municipal. A secretaria também reforça para a necessidade de apoio do cidadão e informa que o contribuinte deve acionar as forças de segurança sempre que presenciar casos suspeitos de furto. A denúncia deve ser realizada através do Ciosp, ligando para o número 190.